PODER EXECUTIVO

Sorriso dá o start à campanha do Outubro Rosa com plantão para coleta de preventivo

Vamos falar de saúde feminina? Afinal, outubro já chegou e com ele – o mês – vem o reforço da importância da prevenção de enfermidades como o câncer de colo de útero e de mama. E Sorriso começa com um plantão voltado à saúde feminina: no próximo sábado, 07 de outubro, a equipe da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) dá o start aos atendimentos com um plantão para coleta do exame de preventivo do colo de útero. Durante toda a tarde, das 13 às 17 horas, os PSFs São Matheus, Rota do Sol, Pinheiros 3, Mário Raiter e Bela Vista; estarão abertos com atendimento por livre demanda para todas as mulheres sorrisneses

As cinco unidades irão atender mulheres de todos os pontos da cidade, reforça o gestor da pasta, Luis Fábio Marchioro. “Então, se você é mulher e tem 40 anos ou mais, sábado, 07 de outubro, você tem um compromisso com a sua saúde: teremos cinco unidades de saúde abertas das 13 às 17 horas para coleta de preventivo de câncer do colo do útero; não deixe de comparecer”, diz.

Além do plantão no sábado, Luis Fábio lembra que a Saúde terá atividades voltadas à saúde feminina durante todo o mês de outubro. “Teremos ações em PSFs com coleta de preventivo em horários estendidos e diferenciados como desse sábado durante o mês; podcast com profissionais oncológicos, a intenção é destacar a importância do cuidado e da prevenção”, salienta. “Reforce às mulheres da sua vida a importância desse autocuidado, peça que procurem os PSFs para a realização dos exames”, diz.

O secretário lembra ainda que o cuidado com a saúde feminina é permanente. “É um cuidado que deve ser mantido o ano todo e além das unidades de saúde, nós temos aqui a presença constante da unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos que tem realizado mensalmente mais de 200 exames de mamografia e também coleta de preventivos”, explica. “Além disso, diariamente nossas unidades estão abertas e realizam a coleta do preventivo e repassam orientações”, completa.

Tags

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Arte Semsas