Geral

Sorriso continua aplicando vacina contra a gripe; restam 350

Sorriso continua aplicando a vacina contra a gripe para todo o público acima de seis meses de idade. Segundo a Secretaria de Saúde, restam 350 doses do imunizante no município, cujas doses estão distribuídas nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Além da gripe, há ainda algumas doses disponíveis da vacina do sarampo para crianças de seis meses a cinco anos incompletos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 23.945 sorrisenses contra a gripe.

Especificamente 19.615 pessoas integram a meta prevista integram o público-alvo formado por crianças; gestantes, idoso, professores, puérperas e trabalhadores da saúde. Porém, até agora, somente 15.629 integrantes do público-alvo procuraram a vacina.

Segundo a Secretaria, dois grupos ainda estão com a cobertura considerada baixa pelo Ministério da Saúde: crianças e os idosos. De acordo com o relatório desta segunda-feira, 29 de agosto, 5.643 crianças foram imunizadas; desse total 2.001 receberam a primeira dose e 3.642 a dose única; o que chega a 73,6% da meta que é imunizar 7.666 crianças. Em relação aos idosos, 5.151 (71,8%) foram imunizados quando a meta estabelecida é de 7.178.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, destaca a importância de imunizar crianças e idosos. “Geralmente esses grupos tem a saúde mais frágil e é nossa responsabilidade protegê-los”, diz.

Sílvio pontua que a vacina deste ano já protege contra a cepa H2N3, responsável pelo surto de gripe em várias regiões brasileiras no fim de 2021/início de 2022. “Precisamos ressaltar que ela protege contra essa cepa e as passadas também”, explica.

Sarampo

Vale lembrar também que a vacina contra o sarampo está disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Até o momento, 5.881 crianças dentro da faixa etária forma imunizadas. A expectativa é imunizar 7.666 crianças contra o sarampo; o mesmo número geral de pequeninos que deve ser imunizado contra a gripe.