Geral

Sorriso contará com parque para pets

Tem um amigo muito especial, de quatro patas e ambos adoram passear? Dentro de poucos dias você e o seu parceiro de dupla terão um novo endereço: o ParCão. Isso mesmo, com a ação, Sorriso amplia as ações do conceito de Cidade Amiga dos Animais (Pet Friendly) e fará do espaço no entorno da Praça Antenor Balbinot o novo endereço de momentos divertidos entre o “homem e seu melhor amigo”.

Quem explica um pouco mais sobre isso é o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln. “Nós faremos uma área para recreação dos pets com equipamentos próprios para os animais; a intenção é ampliar a interação entre os pets e suas famílias; cientificamente já foi comprovado que essa convivência é saudável para humanos e animais”, frisa.

No espaço serão disponibilizados equipamentos como rampa, gangorra, passarela, pontos de equilíbrio, túnel, obstáculos, aro e locais para salto em altura e salto em distância. “Tudo foi bem analisado e estivemos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Maringá, no Paraná, cidade que já está se consolidando como uma Pet Friendly”, explica.

“Essa é uma ação relativamente simples e que trará qualidade de vida para os pets e seus donos”, reforça. A projeção é que em até 30 dias a Praça Antenor Balbinot tenha uma nova cara e se transforme no ParCão.

Para dar continuidade ao projeto, Lincoln e o adjunto da pasta, Juliano Mezzalira, apresentaram o projeto do ParCão ao prefeito Ari Laifn e aos vereadores Leandro Damiani, Diogo Kriguer e Maurício Gomes. “Com esse aval daremos inicio ao processo de instalação; investiremos cerca de R$ 50 mil na ação”, completa Lincoln.

Ações já em andamento

Além de projetar o ParCão, hoje o Município oferta cuidados constantes à animais abandonados no Abrigo Municipal de Cães e Gatos; realiza a Feira Permanente de Adoção de segunda a sexta-feira na própria Praça Antenor Balbinot e tem parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas para o cuidado animal.