Geral

Sorriso: chuvas atrasam início das obras de creche no Jardim Aurora

A secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, informou que as obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil, no bairro Jardim Aurora, já foram formalizadas na modalidade de concorrência pública, e deveriam ter começado no início de fevereiro. A postergação dos serviços se deve pelo período de chuvas torrenciais, não só em Sorriso, mas em Sinop, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e outros.

Dispondo de R$ 4,5 milhões em investimentos, “o prazo vigente na conclusão do centro está marcado para março do próximo ano. Porém, a empresa, que tem sede em Lucas do Rio Verde, não possui condições de dar início aos trabalhos iniciais, como o processo de terraplanagem, devido à intensidade das chuvas. Em breve, devem começar as atividades”, informou, ao Só Notícias.

O espaço deve comportar até 400 crianças e atender bairros próximos, conforme Dreschler. “Os atendimentos vão abranger outras localidades (Jardim Santa Bárbara, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera e Residencial Colina) porque é caminho.  Esse CEMEI será construído numa região estratégica, que serve como via de tráfego diário dos pais até a jornada de trabalho, facilitando assim o processo de transporte e busca das crianças”, acrescentou.

A creche será dividida em dois blocos, conforme especificações presentes no edital da prefeitura. No B serão construídas duas salas de atividades creche II (para crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses), duas para creche III (crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses), quatro salas da pré-escola (de 4 a 5 anos e 11 meses), sanitários, solários, sala multiuso, depósito, pátio coberto e playground com brinquedos infantis.

No A estarão o hall, secretaria, sala de professores, direção, duas salas de atividades creche I (crianças de 0 a 11 meses), dois depósitos, espaço para amamentação, solário, sanitários infantis, copa de funcionários, lavanderia, setor de telefonia e elétrica, além de um balcão de recebimento e triagem de roupas sujas.

A secretária detalhou que, somente até o início de março, 700 novos alunos já se matricularam em unidades do município . “Isso nos coloca num planejamento muito acelerado, para instalar estruturas físicas e atender a todo a demanda. Temos escolas em construção no bairro Rota do Sol, Flor do Serrado e Mário Raiter. Já no Santa Maria e Mont Serrat, a espaço reservado a outras que estão em processo licitatório”.

Atualmente, o município tem 16 instituições de ensino municipal.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/arquivo)