Geral

Sorriso: Ao mesmo tempo que monitora as chuvas, Executivo já planeja ações para a estiagem

Objetivo é evitar incêndios, tanto na cidade, quanto no campo

Monitoramento da situação das estradas vicinais, que sofreram o impacto da constante chuva dos últimos dias. Ao mesmo tempo, o olhar para um futuro não tão distante, mas que requer planejamento, atenção e muito, muito trabalho integrado.

Na manhã desta quinta-feira (23 de fevereiro), depois de quase uma semana de chuva “dia sim e dia também”, representantes da Administração Municipal seguiram com o processo de acompanhamento da situação das estradas, visto que a realidade de alguns pontos tem dificultado o “ir e vir”, especialmente neste período de fim de safra.

Os pontos mais críticos, segundo o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Alberto dos Santos, são as estradas próximas ao Assentamento Jonas Pinheiro e ao Distrito de Boa Esperança. “As equipes estão à disposição, mas a ação das máquinas fica limitada com o solo muito encharcado”, pondera o secretário de Transportes, Leonir Capitânio.

Outras vias que estão contando com o olhar atento da Administração Municipal são as estradas próximas ao Distrito de Primavera, que recebem, nesta manhã, visita do vice-prefeito Gerson Bicego, e dos secretários municipais Leonir Capitânio (Transportes) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos).

Seca sem sustos

O grupo se deslocou ao distrito logo após a reunião, onde também começou a ser retomado o grupo de trabalho para evitar outro transtorno para quem mora na cidade e também no campo, os incêndios. Tá achando prematuro? Não é. “Para que o fogo não traga transtornos e também prejuízos, é preciso que o trabalho comece cedo e em várias frentes”, destaca o vice-prefeito.

Entre as ações, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, anfitrião do encontro, lista: caminhões-tanque devidamente revisados e pronto para o trabalho, limpeza de áreas verdes que possam servir como focos de incêndio; e campanhas educativas, tanto na mídia, quanto em unidades escolares.

Além disso, e ao mesmo tempo, a reativação do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos, sob a tutela da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), deve também atuar na mobilização de agricultores para garantir um período de estiagem tranquilo.

“Logo após o período de safra, já devemos começar a dialogar com o Sindicato Rural para retomar as ações de sensibilização para os cuidados com o fogo no manejo agrícola”, informa Marcelo Lincoln, titular da Samatec.

Também compõem o rol de ações para uma “seca sem sustos”, a mobilização de representantes da Agricultura Familiar, com palestras em assentamentos rurais, como o Jonas Pinheiro, e claro, o engajamento de proprietários de terrenos baldios no perímetro urbano.

No ano passado, inclusive, representantes de loteadoras e imobiliárias foram chamados pela Prefeitura para contribuir com as ações, tanto de limpeza, quanto de conscientização de proprietários.  

DA ASSESSORIA