Saúde

Sorriso: 157 reeducandos do CRS foram diagnosticados com Covid-19

Casos confirmados de covid19 entre reeducandos de Mato Grosso chegam a 1.078. Os dados da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária apontam que a Penitenciária Central do Estado (PCE), concentra mais de 30% dos infectados. Na unidade, 383 presos estão com a doença, o quantitativo representa 16% dos recuperandos. A secretaria afirmou ainda que, dos casos confirmados, 25 foram colocados em liberdade (revogação da prisão ou domiciliar). Apesar do quantitativo expressivo, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cogita a subnotificação e passa a monitorar o sistema prisional.

No caso dos reeducandos, os dados da secretaria destacam que além da PCE, as notificações também estão altas na Cadeia Pública de Sorriso (157), na Cadeia Pública de Nova Mutum e Penitenciária de Rondonópolis, ambas com 104 casos confirmados.

A UFMT aponta que apenas 14% dos mais de 10 mil reeducandos fizeram a testagem para a doença. Para a universidade, os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública não refletem a realidade da contaminação nos presídios. “Além de várias inconsistências de informações temos unidades que não estão sendo monitoradas, contas que não fecham e possivelmente casos de subnotificações”, afirma a coordenadora do Programa e professora de Direito no Câmpus de Araguaia, Paula Pereira Gonçalves Alves.

Dados

Entre os servidores do sistema prisional, 301 testaram positivo para o coronavírus. Já são 5 mortes, duas presos e três de servidores. Há ainda 102 casos suspeitos entre servidores e 93 entre recuperandos.