Geral

Soja tem bom desenvolvimento em Sorriso líder na produção agrícola

Os produtores rurais de Sorriso (MT), estão com os trabalhos de plantio adiantados e em algumas áreas já se observa o desenvolvimento da soja nos campos. A cidade está localizada no norte de Mato Grosso às margens da BR-163 e há quatro anos é líder na produção agrícola no país. Neste período, gerou 30,7 bilhões de reais com a produção em campo.

Por outro lado, algumas outras localidades distritais de Sorriso que também são produtoras tiveram que realizar o replantio, por causa da falta de chuva na época do plantio. É o caso de Nova Ubiratã e Boa Esperança onde o solo está um pouco mais seco, em relação a outros talhões. ” Se não chover nas áreas de produção até o final dessa semana vai ter muito replantio”, comenta o engenheiro agrônomo Alexandre Gazoni.

Ontem (01/11), foi registrado um temporal na área urbana de Sorriso (MT). Por causa da força do vento, muitas árvores de diversos tamanhos caíram nas ruas e em cima de carros dentro do perímetro urbano. Cabos de energia foram rompidos o que ocasionou falta de energia para cerca de seis mil clientes na região central da cidade. Imediatamente após o temporal as medidas de emergência foram tomadas para recuperação dos pontos críticos.

Tendência do Clima

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o tempo quente e úmido irá favorecer a formação de nuvens na região de Sorriso, nos próximos dias. Não se descarta novos episódios de pancadas de chuva que por vezes podem ocorrer com moderada a forte intensidade acompanhadas de raios e rajadas de vento entre 40 a 60km/h até o final de semana. A chuva mesmo que de forma isolada pode cair em algumas áreas e em outras nem uma gota. Por isso, o produtor de soja deve estar de olho no clima, realizar o monitoramento das lavouras diariamente e aproveitar a ocorrência de chuva entre 10 e 25 mm para avançar com o plantio/replantio nas áreas produtivas.

No começo da semana que vem, a chuva será mais generalizada e mais frequente no norte de MT. Há alto risco de temporais.

O último relatório semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que 40% da soja foi semeado. Apesar do replantio em MT e GO a chuva já registrada melhorou as condições do solo e a maior parte das lavouras se desenvolvem bem.

Conheça a Central El Niño        

A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!