Geral

SINOP ENCERRA ITINERÂNCIA DO CAMINHÃO CONHECENDO OS ODS

Uma das maiores iniciativas para a regeneração do planeta, o Caminhão Conhecendo os ODS, está circulando de norte a sul do país levando informações e atividades sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para 13 cidades em sete estados brasileiros. Realizado pela Ecotransforma e NTICS Projetos e patrocinado pela Energisa, o caminhão vai finalizar com a última parada em Sinop no dia 11 de fevereiro.

 

A aproximação com as comunidades, por meio de ações culturais e de manifestação dos valores regionais, está entre os compromissos da Energisa. “A proposta de trazer um caminhão com experiências e interações tecnológicas para regiões reverbera nossos compromissos junto às comunidades do Mato Grosso. Alinhamos tecnologia, educação e meio ambiente e esperamos trazer conhecimento e entretenimento para Sinop”, esclarece a coordenadora de Investimento social do Grupo Energisa, Delania Azevedo. Assim, a Companhia investe em ações de incentivo à produção cultural e à preservação da memória em suas áreas de concessão, de forma a impulsionar a economia criativa. Além disso, os projetos de formação e desenvolvimento de pessoas têm como foco a expansão dos negócios da Energisa e o desenvolvimento socioeconômico dos territórios em que o Grupo atua. 

 

De salários justos aos cuidados para uma saúde de qualidade e proteção social, o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU junto a professores e alunos da rede pública de ensino, e toda a população do Guarujá, Santos e região. “Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regeneração deste planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecemos os ODS que conta com o Caminhão ODS. O caminhão leva formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos. 

 

No dia 11 fevereiro o, o Caminhão Conhecendo os ODS vai desembarcar na Praça da Biblía, Sinop, onde serão montadas 13 tendas, uma para cada ODS, com oficinas, atividades práticas, área kids, exposições, rodas de conversa, música, dicas de negócios, oficina de robótica, trocas de experiência, bate papo, vídeos interativos e dezenas de atividades. Dentro do caminhão, ficam mais 4 ODS, com as ações tecnológicas e interativas, como os óculos de realidade virtual. 

 

O Caminhão Conhecendo os ODS conta com parceiros expressivos como Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Escola da Integridade, Pacto Global, WFP - Programa Global de Alimentos, ONU Habitat, ONU Mulheres, Refúgio 343, Kornerz, SB Sustainable Business Solution, além do renomado artista Ciro Palomino. Além disso, vai contar com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades,e que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina. “A ideia é não deixar ninguém para trás”, afirma Ana Carolina. 

 

As atividades acontecem das 10h às 17h e são esperadas cerca de 8 mil pessoas. A participação é gratuita e a programação completa você acompanha no site  www.conhecendoosods.com.br/caminhao

 

O Caminhão Conhecendo os ODS é a maior itinerância ODS das Américas já passou por Senador Canedo (GO), Ipatinga (MG), Vespasiano (MG), São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Imbituba (SC), Itapoá (SC), Boa Vista (RR), Silves (AM) e agora finaliza sua itinerância em Rondonópolis (MT) no dia 4 e Sinop (MT) no dia 12 de fevereiro. 

 

Serviço:

 

Caminhão Conhecendo os ODS

 

Na Praça da Bíblia – St. Industrial, Sinop-MT, 11 de fevereiro das 10 às 17h.

 

www.conhecendoosods.com.br/caminhao

 

 

Sobre Ecotransforma

 

A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.

 

Sobre a NTICS Projetos

 

Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

 

Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.

 

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.