Saúde

Sindicato diz que Mato Grosso pode virar novo Amazonas e pede lockdown

Foto: Ilustrativa

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Mato Grosso (Sinpen-MT) encaminhou um ofício, ao Ministério Público Estadual (MPE), no qual pede que seja decretado lockdown em todos os municípios de Mato Grosso. O Sinpen teme que se medidas não forem tomadas, Mato Grosso possa virar o novo Amazonas.

O documento aponta que 83,90% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados, no Estado de Mato Gross, tendo apenas 67 leitos disponíveis. Segundo o sindicato, essa situação coloca em alerta máximo o sistema de saúde por isso recomenda medidas enérgicas.

Caso não seja possível fechar todo o Estado, o Sinpen pede que no mínimo os municípios classificados com risco alto da Taxa de Crescimento da Contaminação (TCC) sejam fechados. Figuram na lista Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop, Nova Xavantina, Sorriso, Barra do Garças, Poconé, Cáceres, Pontes e Lacerda, e Nova Mutum.

Além disso, o ofício também pede a construção de hospitais de campanha e/ou adaptação de estabelecimentos para disponibilização de novos leitos de UTI.

Números de MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até à tarde de quinta-feira (25), 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.747 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Trinta e uma mortes em 24h.

Foram notificadas 1.975 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 248.444 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.799 estão em isolamento domiciliar e 232.678 estão recuperados.