Geral

Será que o tempo vai mudar? Saiba na previsão

A semana vai começar com instabilidades climáticas. Conforme previsão divulgada pela Climatempo, a segunda-feira (23) será de chuva em todas as cinco regiões brasileiras. Além disso, algumas faixas ficam em estado de alerta. Isso porque temporais e queda de granizo podem provocar transtornos.

No Sul, a equipe de meteorologistas da Climatempo ressalta que as localidades com maiores riscos de transtornos são, por exemplo, o litoral do Paraná e de Santa Catarina. Região que pode contar com tempestades e ventanias, o Sudeste tem pontos de atenção por causa de acumulados elevados em faixas que englobam os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo a previsão do tempo para o Nordeste, cidades do Maranhão, do Piauí e do oeste da Bahia também devem ficar em alerta por causa das fortes chuvas. O mesmo se dá para áreas de Goiás e do leste de Mato Grosso, onde a queda de granizo não está descartada. Para o Norte brasileiro, onde também há chance de granizo, os pontos de atenção ficam para o Tocantins, o norte do Amazonas e o leste do Pará.

Previsão do tempo com chuva e risco de granizo

granizo 3 - alertas

Foto: Twitter/reprodução

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta segunda-feira (23).

  • Sul

Conforme a frente fria se desloca pela costa da região, a chuva diminui na metade sul gaúcha e aumenta em Santa Catarina e no Paraná, com destaque para a faixa litorânea, onde os riscos para transtornos é mais elevado. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo durante os temporais no oeste catarinense e no oeste paranaense.

  • Sudeste

Instabilidades seguem predominando em toda a região. A chuva é forte, principalmente durante a tarde, e pode vir acompanhada por temporais e ventanias. Áreas do norte paulista, Vale do Paraíba, leste de Minas Gerais e norte fluminense devem ficar em atenção devido à chuva volumosa.

  • Centro-Oeste

Mais uma região em que as instabilidades seguem predominando. O potencial de temporais e queda de granizo é elevado. Com isso, municípios de Goiás e do leste de Mato Grosso devem ficar em alerta devido à chuva volumosa.

  • Nordeste

O vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) e a zona de convergência intertropical (ZCIT) seguem causando bastante chuva. Nesse sentido, os acumulados são elevados no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia, deixando municípios dessas áreas em alerta.

  • Norte

Dia com alto potencial para temporais e queda de granizo em diversas áreas da região. A chuva mais forte se concentra no período da tarde. Dessa forma, municípios do norte do Amazonas, do leste do Pará e do Tocantins devem ficar em alerta.