PODER EXECUTIVO

Semcid entrega a Prefeitura o projeto de novo zoneamento para o Município

O secretário da Cidade, Ednílson Oliveira, entregou nesta quarta-feira (30), ao prefeito Ari Lafin, a parte inicial do novo Plano Diretor Municipal, com modificações propostas para o zoneamento da cidade. O projeto que foi criado em 1998 e aprovado em 2005, passou por revisão em 2015; e agora em 2023, acompanhando o crescimento que o Município apresentou nos últimos anos, houve a necessidade de mais uma vez passar por ajustes, desta vez com o objetivo de projetá-lo para mais 20 anos.

Dentre as principais mudanças enviadas pela Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), está a verticalização (construção de prédios), que estava definido em até 12 pavimentos e que agora será ampliado, incluindo a expansão urbana do Município com a criação de Zona de Utilização Mista.

O documento é parte do Plano Diretor que está em fase de finalização e também está passando por ajustes em outras leis, a exemplo do Código de Obras e o próprio Zoneamento que serão encaminhadas nos próximos dias para a avaliação do Executivo e em seguida ao Legislativo.

De acordo com o secretário Ednílson, essas mudanças precisam ser alinhadas de tempo em tempo como parte organizacional de cada Município, visando estabelecer o crescimento ordenado seguindo as normas de implantação de atividades urbanas para organização da área territorial urbana e preservação do bem-estar da população.

“Hoje, Sorriso está separado por segregação de renda, para diminuir essa distinção, serão criados locais que agreguem todas as classes na mesma região”, ressaltou.

Tags

Imagens

Texto: Janaína Oliveira

Fotos: Cleiton Isidorio