Geral

Semasa assegura repasse de 1,1 mil tonelada de calcário para agricultura familiar de Sorriso

Pequenos produtores rurais de Sorriso irão receber 1.136 toneladas de calcário para auxiliar na preparação do solo para a safra que se aproxima.

O repasse do mineral havia sido solicitado no início do ano e, reforçado nesta quinta-feira (20) pelo secretário municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella, durante reunião com a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra.

Conforme Zanella, o quantitativo foi definido com base em análises de solo coletados por técnicos da pasta, através de levantamentos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Apresentamos a demanda para a secretária [Teté Bezerra] e ela nos antecipou que a aquisição do calcário já está em fase de contratação. Continuamos acompanhando o procedimento cuja próxima etapa é o transporte do produto que deve ocorrer em conjunto com os agricultores, por meio da Cooperativa dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Sorriso (Cooperriso)”, afirma Marlon Zanella ao complementar “que a medida busca incentivar o aumento da produção agrícola e, por consequência, a renda de centenas de famílias”.

“A correção de solo é um procedimento necessário, sendo que os custos de operação são muito altos (...). A maior parte dessas famílias não teria condições financeiras de custear pelos serviços. Neste sentido, vemos a importância do apoio da Administração Municipal”, avalia.

Além de calcário e assistência técnica, a Semasa também disponibiliza patrulhas mecanizadas para auxiliar nas etapas de produção que vão desde o preparo do solo até a colheita de grãos e de silagem.

“São patrulhas mecanizadas compostas por tratores, grades aradoras, triturador de palha com rotor e facas próprias, distribuidora de calcário, pulverizadores agrícolas automatizados e roçadeiras de arrasto. Equipamentos de ponta que certamente facilitam a vida dos pequenos produtores familiares”, conclui Zanella.