Agronegócios

Semana vai começar com trovoadas e granizo; veja a previsão

A segunda-feira (19) será de trovoadas em boa parte do Brasil. Previsão do tempo divulgada pela Climatempo aponta que o fenômeno será registrado em ao menos três regiões do país: Sul, Centro-Oeste e Norte.

No Norte, além das trovoadas, está prevista a possibilidade de queda de granizo em cinco dos sete estados da região: Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Tocantins. O mesmo deve ocorrer sobre boa parte do Sudeste.

Para o estado de São Paulo, a meteorologia indica volume de água expressiva para a parte do Vale do Paraíba e o litoral. Nessas áreas, a chuva deverá ser “pontualmente forte”.

Previsão do tempo com trovoadas e granizo

granizo 3

Foto: Twitter/reprodução

Confira o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta segunda-feira (19).

  • Sul

A semana começa com instabilidades predominando em toda a região. A chuva é mais forte no Paraná e em Santa Catarina, com destaque para a faixa leste. Pancadas de chuva e ventanias no Rio Grande do Sul, mas sem acumulados elevados. As condições são favoráveis para ocorrência de temporais isolados e trovoadas.

  • Sudeste

Uma baixa pressão entre Minas Gerais, Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste) e São Paulo e outra na costa do Espírito Santo favorecem a formação de nuvens de tempestades sobre grande parte do estados mineiro, fluminense e capixaba. Nessas áreas, a chuva será volumosa e com acumulados expressivos, permitindo, assim, condições favoráveis para queda de granizo.

Em São Paulo, os volumes mais altos se concentram no Vale do Paraíba e em toda faixa litorânea. A chuva será pontualmente forte.

  • Centro-Oeste

Muita chuva e temporais em toda a região. São esperados acumulados expressivos, além de temporais e trovoadas.

  • Nordeste

Chuva volumosa entre o Piauí e o Maranhão e no sul da Bahia. Tempo firme no interior entre o Ceará e o norte baiano. Pancadas isoladas e calor nas demais áreas nordestinas.

  • Norte

Chuva volumosa e forte no Acre e em Rondônia. Pancadas isoladas e aberturas de sol, com condições para trovoadas e queda de granizo, nos demais cinco estados da região.