Geral

Sem UTI, criança morre de dengue hemorrágica e outras 3 esperam vaga para tratamento

Criança de 9 anos morreu por dengue homorrágica em Rondonópolis  após não conseguir leito em Unidade de Terapia Ostensiva (UTI). A Secretaria Municipal de Saúde informou que solicitou ao Estado vaga em unidades, mas não conseguiu. Outras 3 crianças em estado grave da dengue também aguardam vagas de UTI pediátrica.

Conforme a assessoria de Rondonópolis, a criança de 9 anos chegou ao Pronto Atendimento (PA), no dia 23 de março,  às 17h45, com queixa de febre, dor no corpo, vômito. Pouco tempo depois, apresentou grande piora. Alteração de exames laboratoriais apontaram o quadro de dengue hemorrágica, por isso foi encaminhada ao box da unidade para cuidados intensivos.

No dia seguinte, 24, a criança foi avaliada novamente pela equipe médic, que solicitou Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Central de Regulação do Município fez imediatamente o pedido de vaga para o Estado e para a Santa Casa de Rondonópolis, ambos não tinham leitos disponíveis. Sem vagas, a criança foi encaminhada e acolhida na UTI Municipal adulta, no dia 25, às 14h, onde recebeu todos os cuidados necessários. Mas faleceu no domingo.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (SES) e foi informada que as equipes técnicas enviaram todos os esforços na localização de leito de UTI que atendesse a todas as necessidades do quadro clínico do referido paciente.

"O Estado já trabalha para abrir mais leitos de UTI pediátricas nos hospitais regionais. Em Sinop, devem ser disponibilizados 10 novos leitos intensivos até o mês de abril. Além dos leitos intensivos, serão ofertados 15 leitos pediátricos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5 leitos de retaguarda infantil no hospital. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 22 milhões por ano nesta ampliação. A abertura de outros leitos nas demais unidades geridas pelo estado será realizada de forma estratégica. Assim que a análise para o incremento de UTI pediátrica for concluída, a pasta divulgará oficialmente", diz nota encaminhada. 

A secretaria pontuou ainda que as prefeituras também podem abrir leitos pediátricos para suprir as necessidades locais.

Alerta

Vale ressaltar que no domingo (26), conforme informou a Regulação que na Região Sul do Estado, outras 3 crianças em estado grave aguardavam vagas de UTI pediátrica, sendo uma de Poxoréu, uma de Jaciara e outra de Rondonópolis.

As constantes chuvas têm influenciado no aumento dos casos de dengue em todo o país.

"O município de Rondonópolis tem  intensificado os mutirões de limpeza em vários bairros da cidade. Também tem tomado medidas como a aplicação de multas para proprietários de terrenos sujos e realizado orientações através dos órgãos competentes para a prevenção dos casos de dengue e leishmaniose", informou a assessoria da prefeitura.