Geral

Sefaz multa em R$ 33 milhões 72 empresas em Mato Grosso por fraudes tributárias

A secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) detectou, ano passado e 2022, fraudes tributárias cometidas por 72 empresas aos fazer o mapeamento e fiscalização com o uso de ferramentas de autoria contábil e financeira e autuadas em R$ 33,4 milhões, referentes ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e penalidades pelas irregularidades cometidas.

Foram gerados 179 autos de infração durante o processo de auditoria.em conjunto com outras atividades fiscais da coordenadoria que inspeciona indústrias e agronegócio. As equipes examinaram as informações declaradas pelos contribuintes e verificaram os dados e cálculos de impostos realizados, correlacionando com declarações de terceiros. A partir de uma empresa auditada foi possível chegar aos outros 71 contribuintes que estavam vinculados a ela e que praticavam crimes contra a ordem tributária.

Para o secretário adjunto da Receita Pública da secretaria, Fábio Pimenta, o avanço da auditoria contábil e financeira nos processos de fiscalização tem se mostrado um instrumento importante para a recuperação de débitos tributários. Por meio de ferramentas,

“A auditoria contábil e financeira aliada a fiscal tem sido importante não só na identificação de irregularidades, mas na recuperação de valores que seriam sonegados, pois, às vezes estavam subfaturados ou não declarados. Sabemos as auditorias contábeis são complexas e morosas, demandando um esforço especial, mas que se mostram acertadas pelos bons resultados obtidos, por isso parabenizo ao trabalho realizado pela equipe de fiscalização (CFIA/Sufis)”, disse, através da assessoria.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)