Saúde

Saúde ressalta a importância da colaboração da população no combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Combate às Endemias ressalta a importância da população colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti. São ações simples que podem fazer toda diferença, e contribuir para um ambiente mais saudável e livre de doenças. 

O mosquito Aedes aegypit é responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, febre amarela e Chikungunya. De acordo com os dados epidemiológicos de 01 de janeiro a 29 de fevereiro foram 727 notificações registradas e, deste total 58 casos de dengue confirmados, dois casos de Chikungunya positivo, e 218 casos ainda em investigação.

Para reduzir esses dados é necessário que cada morador seja um agente em sua casa, mantendo o quintal limpo, eliminando recipientes que possam acumular água, verificar calhas, ralos, piscinas, vasos de plantas e vasilhas de animais. E atenção redobrada com o lixo doméstico, local onde grande parte dos criadouros do mosquito são encontrados. 

Durante todo o ano as equipes de endemias fazem visitas com orientação e inspeção dos imóveis. Por isso é importante que os moradores recebam os agentes em suas residências. Os servidores do município usam uniforme e crachá de identificação com o brasão da prefeitura. 

Em caso de qualquer dúvida, é só ligar para o setor de endemias, no número (66) 99994-8559, para se informar e identificar o nome do agente que está realizando a visita. Além disso, no site da Prefeitura de Sinop, tem disponível as fotos de todos os agentes de endemias, com nome e número da matrícula de cada um. Para ter acesso basta acessar a aba Prefeitura, selecionar secretarias, em seguida secretaria de saúde, e clicar no link agentes de saúde e terá acesso às fotos. 

A SMS ressalta ainda que ao receber o agente em sua casa é importante que o morador acompanhe o trabalho do agente, para verificar o que está sendo feito, e siga as orientações de cuidados para que essa parceria entre população e poder público dê resultado.