Geral

Saúde de Sorriso alerta sobre fake news: "não há vacina única para gripe e covid-19"

Circula nas redes sociais um áudio em que uma mulher pede a um interlocutor que não deixe ninguém de sua família se vacinar contra Covid e contra a gripe. A alegação é de que os imunizados contra a gripe recebem vacina bivalente contra Covid sem saber. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, trata-se de fake news.

O áudio vem acompanhado de uma legenda que afirma: "Médica de Belo Horizonte alertando sobre a vacina da gripe adicionada com a vacina bivalente da Covid. Essas vacinas estão sendo unificadas em uma dizendo que é a vacina da gripe, mas ela é veneno".

Na sequência, ainda diz que a vacina é produzida pela Pfizer e que a meta seria eliminar “50% da população do mundo" e que "as vacinas estão deixando muito mais sequelas do que a própria doença".

Conforme a secretaria, além da suposta médica não se identificar, a Anvisa aprovou somente a vacina da Pfizer como bivalente e a Pfizer não produz nenhum imunizante contra a gripe. No Brasil, o fornecedor do imunizante contra a influenza é o Instituto Butantan.

Imunização em Sorriso

A vacina contra gripe foi liberada para toda a população acima de 6 meses de idade na terça-feira, 16. São cerca de 11 mil doses disponíveis em todos os Programas de Saúde da Família (PSFs) e na sala Descentralizada de Vacinas que atende no PSF Central e fica aberta das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

Os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, ficando abertos até as 19 horas. Nesse domingo, haverá vacinação na Praça das Fontes das 15h às 19h.