PODER EXECUTIVO

SAMU começa a operar em Sorriso em fevereiro

Já tem data. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, vai começar a funcionar em Sorriso no dia 5 de fevereiro de 2024, uma segunda-feira. A definição ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), durante a reunião entre o prefeito Ari Lafin, secretários municipais, o vereador Diogo Kriguer, e demais servidores públicos.

 Segundo o secretário de Saúde e Saneamento (Semsas), Luís Fábio Marchioro, todos os trâmites que ainda são necessários à implantação do serviço estão sendo feitos, como a aquisição de uniformes e a disponibilização de uma base para o serviço, aos fundos do AME, o Ambulatório Multiprofissional em Especialidades.

O “sim” para o SAMU operar no Município foi obtido por Sorriso ainda em março, em agenda de uma comitiva da Semsas no Ministério da Saúde.  Duas ambulâncias já foram adquiridas para atender ao SAMU, sendo uma UTI móvel. Além da articulação em esfera federal, junto ao Governo do Estado também foi obtida a disponibilização do 192 para centralizar os chamados telefônicos.

“Estamos seguindo todos os trâmites, cumprindo todas as regras para que, finalmente, possamos disponibilizar este serviço à nossa população no ano que vem”, reitera Lafin, enaltecendo o trabalho que vem sendo feito pelo Corpo de Bombeiros nas ações de atendimento. “Hoje, creditamos muitas e muitas vidas salvas ao excelente trabalho desempenhado por nossos heróis de farda, e, com o Samu, poderemos assumir parte deste trabalho, no que diz respeito ao atendimento médico de urgência e emergência em qualquer lugar, somar com os Bombeiros nas situações que necessitarem deste trabalho integrado e, permitir que nossos militares possam dispor de mais efetivo para outras ações por eles desempenhadas com muita competência, como as buscas e salvamentos e o combate a incêndios, por exemplo”, reforça o prefeito.

 

 

Relembre:

https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/ministerio-da-saude-diz-sim-para-implantacao-do-samu-em-sorriso-640b37a411487

Tags

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Cleiton Isidório e arquivo