Saúde

“Risco de faltar cilindros de oxigênio em MT é zero”, diz secretário-chefe da Casa Civil

Foto: Mídia News

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou nesta quarta-feira (20) que Mato Grosso não corre o risco de ter uma crise por falta de cilindros de oxigênio nos hospitais, como no caso vivido pela população de Manaus (AM) há semanas.

Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, Carvalho disse que, assim que soube da situação no Amazonas, entrou em contato com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, que garantiu já ter se antecipado e entrado em contato com as unidades de saúde e com os fornecedores do Estado.

“Ele já tinha se antecipado e estamos com estoques abastecidos no Hospital Metropolitano, em todos os polos e hospitais regionais. Não temos risco de falta de oxigênio em Mato Grosso. Nenhum. Os estoques estão controlados tanto nas unidades de saúde do Estado como nos nossos fornecedores”, afirmou.

O secretário disse, ainda, que todos os fornecedores garantiram que a situação está controlada e que irão manter o fornecimento normal de cilindros para as unidades de saúde, sejam elas instituições públicas ou privadas.

“De forma nenhuma passaríamos uma informação para a sociedade que não fosse verdadeira. Não corremos o risco que Manaus passa", disse.

"Estamos com abastecimento garantido, com os estoques garantidos e o risco de se faltar oxigênio em Mato Grosso é zero”, acrescentou.

Decreto

Mato Grosso tem vivenciado um aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19.

A situação acendeu um alerta no governador Mauro Mendes, que baixou um decreto no início desta semana restringindo eventos sociais, confraternizações, festas, shows e atividades em casas noturnas ou bares pelos próximos 45 dias.

O chefe da Casa Civil saiu em defesa da medida. Disse que parte da sociedade age como se a pandemia do novo coronavírus tivesse acabado.

“A vacina que chegou a Mato Grosso atende a um mínimo de pessoas necessárias. A pandemia continua sufocando pessoas queridas, que estamos perdendo na sociedade. Temos que ter uma responsabilidade muito grande no uso de máscara, no respeito ao distanciamento”, afirmou. Saiba mais aqui.

Texto: Lislaine dos Anjos/Mídia News