PODER EXECUTIVO

Representantes da Segurança Pública de Sorriso conhecem funcionamento da Guarda Civil de Cotia

Aperfeiçoar a tropa para atuar em ocorrências de alta complexidade e ao mesmo tempo reduzir o tempo de resposta em atendimentos rotineiros, por meio da qualificação e treinamento direcionado. Esses são dois dos objetivos que levaram o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, e o coordenador da Guarda Municipal (GM), Márcio Pires, ao Município de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo.

Lá, os representantes da segurança pública foram recepcionados, nesta terça-feira (14), pelo Secretário Municipal de Segurança Pública, Almir Rodrigues da Rocha, e por membros da Guarda Civil de Cotia (GC).

Na sede da corporação, Moura e Pires conheceram o Centro de Controle Operacional do Município de Cotia. A central de videomonitoramento é responsável pelo acompanhamento em tempo real de abordagens, controle de tráfego e demais ações desenvolvidas pelos mais de 350 agentes de segurança lotados na Guarda Civil.

“De uma região para outra do país a gente percebe que muda muita coisa. Por outro lado, o cerne principal das forças de segurança que é assegurar a tranquilidade da sociedade de bem, segue o mesmo modus operandi”, descreve o coordenador da Guarda Municipal de Sorriso, Márcio Pires.

Na avaliação dele, a distribuição de câmeras em pontos estratégicos como as unidades escolares, repartições públicas e vias urbanas de acesso à área central do município, proporcionam um fator surpresa que é utilizado em benefício aos agentes de segurança.

“A Guarda Civil de Cotia foi uma das primeiras do país a utilizar tecnologia de ponta no combate à criminalidade. O uso de viaturas equipadas e de armamento longo contribui para o empoderamento da tropa, ao tempo em que inibe a ação de indivíduos propensos a práticas delituosas”, complementa Pires.

Para o gestor da pasta, o compartilhamento de informações entre os órgãos de segurança por si só já traz resultados positivos para os munícipes de ambos os estados.

“O crime organizado tem ramificação e abrangência nacional. Não é incomum nos depararmos em Mato Grosso com crimes de roubos em que os autores são moradores de outros estados. Daí a importância dessa troca de experiências e o compartilhamento de informações relevantes”, explica José Carlos Moura.

Ainda de acordo com o secretário, além de estreitar a relação institucional entre os dois municípios, a visita técnica serviu para concretizar uma prioridade da Administração Municipal que é a efetivação do curso de aperfeiçoamento de todo contingente da Guarda Municipal de Sorriso.

“O secretário de Segurança Pública de Cotia [Almir Rodrigues] foi extremamente solícito. Ele já sinalizou positivamente em receber nossa tropa e ministrar um dos cursos de aperfeiçoamento em segurança pública mais avançados do país”, assinala Moura.

A próxima etapa, segundo o gestor, é a análise da parte documental e demais trâmites burocráticos a fim de consolidar um termo de convênio entre ambas as secretarias.

Curso de aperfeiçoamento

Com duração estimada de 30 dias, o curso de aperfeiçoamento oferece, entre outros, noções de defesa pessoal, escolta vip, técnicas de abordagem pessoal, direção defensiva, legislação aplicada, avaliação teórica e prática, além de treinamento em armamento e tiro, sendo esses dois últimos, requisitos obrigatórios da matriz curricular estabelecida pela da Instrução Normativa nº 201/2021, ambos da Polícia Federal, para habilitar guardas municipais para uso de arma de fogo em serviço.

Atualmente a Guarda Municipal de Sorriso utiliza apenas equipamentos não letais, a exemplo de munições de efeito moral e pistolas de eletrochoque da marca Spark.

“A criminalidade está cada dia mais evoluída. Daí a necessidade de equiparmos e treinarmos nossos guardas municipais para que eles, com aval da Administração Municipal e dentro da legalidade exigida, auxiliem as demais forças de segurança na missão de garantir tranquilidade à sociedade sorrisense”, finaliza José Carlos Moura.

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: Semsep