Geral

Representantes da OPAS e do Ministério da Saúde visitam o CIEVS de Sorriso

Centro de Informações  Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Sorriso, recebeu nesta manhã, 1.º de dezembro, Felipe Lopes Vasconcelos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Otto Henrique Nienov, consultor técnico do Cievs Nacional. Além deles, Tatiane Belmonte da Secretaria de estado de Saúde também está em Sorriso. Os três acompanham as atividades realizadas pelo Centro local.

Com a missão de atuar no gerenciamento e monitoramento de informações e também na avaliação de indicadores estratégicos para a preparação e resposta às emergências em saúde pública em nível local, regional e nacional, o Cievs local compõem a Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (Rede VIGIAR-SUS). Entre as atividades também se destacam a implantação de mecanismos de comunicação avançados permitindo oportunizar ações imediatas e a análise de informações recebidas sobre mudanças no cenário epidemiológico.

E com a visita desta manhã, a equipe aproveitou para tirar dúvidas. O Centro é municipal; mas, de acordo com Otto Nienov, nada impede que o trabalho possa ser ampliado e tenha uma inserção regional no monitoramento das informações de saúde.

O convite para integrar a rede, lembra a coordenadora de Vigilância em saúde, Taynná Vacaro, surgiu diante do trabalho desenvolvido por Sorriso durante a pandemia de covid-19.  “O Governo Federal acompanhou o nosso trabalho e reconheceu que do momento anterior à pandemia para o atual momento vivido, saímos do trabalho de baixa complexidade para alta complexidade”, pontua. “E ter essa equipe hoje nos orientando e esclarecendo pontos em relação ao nosso trabalho nos estimula em sempre ofertar o melhor para a população”, completa.

O secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontua a importância do Cievs para a saúde pública municipal e regional. “É a tecnologia à serviço da saúde pública da nossa população”, frisa. O gestor acrescenta que esse é um importante patamar de inteligência sanitária regional, com monitoramento dos acontecimentos, para a execução de ações articuladas e rápidas, além de ser um contato direto com o Ministério da Saúde.


Autor: Da Assessoria