Geral

Registros de dengue ‘cosmopolita’ colocam Saúde em alerta; Sorriso teve 1 caso

Mais transmissível e infecciosa, a dengue “cosmopolita” foi confirmada no ano passado no Estado, em pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT). O avanço da nova cepa coloca a Saúde em alerta.

A pesquisa da Fiocruz apontou que o genótipo cosmopolita sorotipo 2 foi detectado em Sorriso, em Cuiabá e Nortelândia.

Conforme apurado pelo Portal Sorriso, Sorriso teve o registro de um caso cosmopolita em junho de 2022, cujo paciente, após receber os cuidados necessários, ficou bem. Foram revistas todas as amostras de 2022 e deste ano e, segundo a assessoria da Prefeitura, não houve nenhuma nova contaminação pela cepa.

Segundo a última atualização do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), já passam de 25 mil os casos de dengue notificados no Estado. Foram confirmados 6 óbitos e outros 7 estão em investigação. 

A Fiocruz informou que o "genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue é o mais disseminado e de maior impacto no mundo. Porém, não há dados suficientes para confirmar que a linhagem é mais transmissível ou pode levar a casos de maior gravidade do que outras".