Geral

Regional de Sorriso e mais 7 hospitais de MT têm situação de emergência prorrogada

O governador Mauro Mendes (DEM) prorrogou a situação de emergência em oito hospitais administrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e também de centros e unidades de saúde. Neste período, o Estado está autorizado a adotar todas as medidas administrativas necessárias à continuidade dos serviços prestados pelos Hospitais Regionais.

O decreto foi publicado nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial do Estado (DOE). 

A situação de emergência foi decretada no Hospital Metropolitano de Várzea Grande e também nos Hospitais Regionais de Sorriso, Alta Floresta, Colíder, Rondonópolis, Cáceres, Sinop e no Hospital Estadual Santa Casa, este último localizado em Cuiabá. 

Anteriormente, todas essas unidades de saúde eram administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS), porém, como as metas e obrigações firmadas em contratos não foram cumpridas, o Estado reassumiu a administração. 

As outras unidades de saúde são o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Superintendência de Assistência Farmacêutica - (SAF), no MT Hemocentro, CRIDAC, CERMAC, LACEN, Superintendência de Obras da SES/MT e do Nível Central Administrativo da Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o decreto, a situação de emergência vai prorrogar medidas administrativas tidas como necessárias para a continuidade dos serviços prestados pelos hospitais, centros e unidades de saúde.

Ainda é citado que devido à pandemia do coronavírus, o governo do Estado foi obrigado a alterar todos os projetos destinados à regularização da situação de emergência vivenciada pelos hospitais, unidades descentralizadas e nível central, pois a prioridade no atendimento passou a ser dos pacientes contaminados pela covid-19.

Também foi ressaltado a complexidade para corrigir pendências ainda existentes junto aos Hospitais Regionais do Estado de Mato Grosso, principalmente as relacionadas a gestão de pessoas, aquisições de materiais e prestação de serviços.