Geral

Quase 88% da população de MT foi entrevistada pelo IBGE no Censo 2022

Quase 88% da população de Mato Grosso foi entrevistada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022. O instituto encerrou nesta terça-feira (28) a primeira fase de coleta de dados e, agora, inicia a etapa da apuração.

Os recenseadores visitaram 1.544.825 domicílios, com 3.125.587 moradores entre 1º de agosto do ano passado e 1º de março deste ano. Segundo o IBGE, 135.093 domicílios do estado estavam com os moradores ausentes e, ao todo, 3,14% dos domicílios do estado se recusaram a responder o questionário.

A divulgação dos primeiros resultados do Censo, conforme o instituto, será realizada no final de abril. Enquanto isso, na etapa de apuração, serão feitos os trabalhos de análise dos dados, sob responsabilidade do Comitê de Fechamento do Censo (CFC).

Porém, o IBGE alerta que, por conta da checagem, verificação e refinamento da coleta, alguns domicílios ainda podem receber visitas de recenseadores ou supervisores.

 

Pesquisa adiada três vezes

A previsão inicial era concluir o recenseamento da população em outubro de 2022. O prazo, no entanto, foi adiado para meados de dezembro do mesmo ano. Todavia, ao divulgar, já em dezembro, o quarto balanço do levantamento porém, o IBGE estimou que só seria possível concluir o Censo 2022 em janeiro de 2023.

Segundo o IBGE, até essa terça-feira (24) haviam sido "visitados cerca de 89 milhões de domicílios e recenseadas 184 milhões de pessoas".

"A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023", enfatizou o Instituto.

 

Censo 'transparente' x 'tragédia absoluta'

O Conselho Diretor do IBGE divulgou uma nota ratificando que o Censo é realizado "de forma transparente, com vários mecanismos de controle, seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias e imprimindo qualidade em todas as fases da operação". O comunicado foi uma resposta às declarações dadas por Roberto Olinto, ex-presidente do instituto, ao jornal Folha de S.Paulo, que classificou o Censo 2022 como uma "tragédia absoluta".

Posteriormente, o IBGE divulgou novo comunicado, desta vez assinado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, em que, além de reafirmar "a transparência na divulgação dos dados censitários", rebate diretamente a sugestão feita por Olinto na mesma entrevista à Folha para que seja instaurada uma auditoria para checar a credibilidade dos resultados do levantamento.

A comissão enfatizou que "propostas sem respaldo técnico, neste momento, como a auditoria dos dados e realização de novo censo, apenas colocam em xeque, de forma indevida, a reputação do corpo técnico do IBGE, instituição construída ao longo de décadas e reconhecida internacionalmente, sem contribuir para uma discussão mais qualificada sobre o tema" e que "como o censo ainda não foi concluído, a discussão nesses termos apenas tumultua e dificulta a conclusão de um processo ainda em andamento".