Geral

Programa de prevenção às drogas desenvolvido pela Polícia Militar forma mais 800 alunos em Sorriso

Alunos das escolas municipais que integraram a edição 2022 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), participaram, nesta terça-feira (29), da solenidade de formatura.  No período matutino, realizou-se a cerimônia de formatura com a participação dos estudantes das escolas São Domingos e Papa João Paulo II, às 8h, na Escola Papa João Paulo. No período da tarde, às 13:30, receberam certificados os alunos das escolas Professora Ivete Lourdes Arenhardt e do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso, na escola Ivete.

Participaram das ações do programa, aproximadamente 800 estudantes sendo 384 das escolas Professora Ivete Lourdes Arenhardt e o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Sorriso. Na segunda turma foram contemplados 410 alunos das escolas São Domingos e Papa João Paulo II.

Participaram da formatura alunos e autoridades que falaram aos formandos e fizeram a entrega dos certificados.

O Proerd é promovido por meio da parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) e a Administração Municipal de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Ele aborda, com alunos do Ensino Fundamental, questões como bullying, combate às drogas e a violência, cidadania e valorização da vida. Os encontros são semanais e conduzidos pelo instrutor Hélio Expedito da Silva (PM).

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, que participa do desenvolvimento do Proerd, há 20 anos, bem como dos demais projetos como o “Luz do amanhã” e “Bombeiros do futuro”, são ferramentas que agregam na formação dos alunos. “Esses programas ensinam que drogas e violência são caminhos que não os levam a lugar algum. Somando-se ao aprendizado dos alunos os programas fazem um chamamento aos pais e familiares para que se juntem, com a comunidade escolar com a finalidade de absorver e replicar os ensinamentos do Proerd”, resume.

Na avaliação do comandante da Polícia Militar de Sorriso, Ten Cel PM Jorge Almeida, esse programa social é muito positivo, na medida em que  ensina às crianças e adolescentes a dizer não às drogas e à violência. É um programa de suma importância para diminuição da criminalidade no município de Sorriso e em todo Mato Grosso. “No longo dos anos, os alunos aprendem, em sala de aula, com o instrutor, (policial militar), as estratégias de apresentação das drogas pelos traficantes e, munida das informações, a criança saberá dizer não ao oferecimento das drogas”, destaca o Coronel, enfatizando que a droga leva a diversos crimes para conseguir manter o vício.


Autor: Assessoria de Imprensa