PODER LEGISLATIVO

Primeiro-secretário participa do lançamento do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial do Judiciário

Na manhã de ontem (20), no Fórum de Sorriso, o primeiro-secretário do Legislativo de Sorriso, Rodrigo Machado, participou do lançamento do projeto-piloto do Sistema de Apresentação Remota e Reconhecimento Facial (SAREF), coordenado pela magistrada Emanuelle Navarro, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso.

O sistema desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e adaptado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para nacionalização na Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ-Br), permitirá que os reeducandos em cumprimento de penas nos regimes aberto e semiaberto, possam comprovar o comparecimento em juízo de forma remota, via celular, por meio de reconhecimento facial e geolocalização, não sendo mais necessário deslocamentos até o fórum.

A Justiça de Mato Grosso será a primeira no Brasil a testar a ferramenta alternativa de comprovação de comparecimento em juízo de forma remota. O cadastramento dos reeducandos no sistema, já começou. Na comarca de Sorriso, escolhida para sediar o projeto-piloto, existe cerca de 700 reeducandos.

“Parabenizo, o Poder Judiciário de Sorriso pelo empenho em fazer com que a cidade, tenha essas ferramentas modernas e eficazes como esta”, declarou Rodrigo.

Tags

Imagens

Texto: Amália Fernandes