Polícia

Preso por mandar arrancar cabeça de jovem em Lucas, foge da polícia pulando muro de IML

Maikel Pereira dos Santos, de 28 anos, preso por mandar matar e decapitar Gediano Aparecido da Silva, de 19 anos, fugiu do Instituto Médico Legal (IML) de Dourados (MS) nesta quinta-feira (14).

De acordo com a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário da cidade, Maikel estava junto de outros 8 presos durante uma transferência. No momento do exame de corpo de delito no Imol, o preso conseguiu se livrar das algemas, pular o muro do local e fugir dos policiais.

Desde o momento da fuga, diligências de buscas pelo suspeito começaram. Estão empenhadas nas buscas “todas as forças de segurança pública que atuam na cidade de Dourados para a recaptura do foragido”, segundo nota.

Leia abaixo o retorno da Polícia Civil na íntegra:

“Hoje (14) policiais civis da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados iniciaram os procedimentos de praxe para o recâmbio de 08 (oito) presos para a Penitenciária Estadual de Dourados – PED, sendo que durante a realização de exame de corpo de delito no IML um dos presos conseguiu se desvencilhar das algemas e empreender fuga pulando o muro do órgão público, tomando rumo ignorado. Desde então todas as diligências possíveis estão sendo empreendidas por todas as forças de segurança pública que atuam na cidade de Dourados para a recaptura do foragido”.

Prisão

Suspeito, de 28 anos, de mandar matar e decapitar Gediano Aparecido da Silva, de 19 anos, em Lucas do Rio Verde (MT) foi preso se escondendo a 1,3 mil quilômetros do local do crime, em Dourados (MS), nessa terça-feira (12).

O autor intelectual do crime foi preso em Dourados após equipes do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) receber informações da polícia de Mato Grosso de que o suspeito estaria escondido em Mato Grosso do Sul.

O suspeito foi encontrado com documentos falsificados, que facilitavam o trânsito. Após diligências, equipes do Dracco, com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), localizaram e prenderam o suspeito.

O homem foi preso em flagrante pelos delitos de tráfico de drogas e uso de documento falso. Além desses crimes, o suspeito contava com seis mandados de prisão expedidos pela Comarca de Lucas do Rio Verde em aberto.

Gediano foi assassinado após avisar a família que sairia do trabalho para vender um celular em janeiro de 2022. Horas depois, moradores da cidade encontraram a cabeça dele jogada em um contêiner de lixo.

A decapitação de Gediano foi gravada e compartilhada nas redes sociais. Nithiely Catarina Day Souza, de 19 anos, foi presa por gravar o vídeo do assassinato de Gediano Silva. No período em que estava sendo procurada pela polícia, ela postou mensagens nas redes sociais zombando das buscas por ela.

Relembre caso

Gediano foi assassinado após avisar a família que sairia do trabalho para vender um celular. Horas depois, moradores da cidade encontraram a cabeça dele jogada em um contêiner de lixo e o corpo jogado no Rio Piranhas.

Testemunhas disseram à polícia que a cabeça foi arremessada de dentro um carro. Segundo a polícia, o crime foi motivado por uma disputa entre facções criminosas que atuam no município.

O principal suspeito da execução do jovem foi preso um dia depois. Com ele, foram encontrados o carro usado no crime e uma arma, segundo a polícia. No veículo havia vestígios de sangue humano. O suspeito foi autuado pelo homicídio qualificado.

O vídeo do assassinato circulou nas redes sociais e a polícia confirmou que, de fato, é do crime. Ela não aparece nas imagens, mas é suspeita de ser a ‘dona da voz’ que pede que os homens que estão no local matem o jovem com uma faca.

Ubiratã 24 Horas