PODER EXECUTIVO

Prefeitura segue com ações para regularização fundiária urbana

“Estou muito emocionada de estar aqui, sou muito grata, pois estou em Sorriso há dez anos, há cinco eu trabalho no mesmo emprego e ter este documento é muito importante, quero só agradecer e desejar que cada um aqui possa seguir sua vida e conquistar seus objetivos”.  A fala, emocionada, é de Eloiza Nunes Alves, que saiu da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (16.02) com o documento de posse da casa em mãos.

Assim como o título de posse entregue à Eloiza, outros cinco foram entregues pela Administração Municipal a moradores dos bairros São José e São Domingos. A ação, simbólica, evidencia o trabalho conjunto que vem sendo realizado para promover a regularização fundiária urbana em Sorriso.

“Sabemos o quão importante é este documento, é ter ‘no papel’ a posse do imóvel que já pertence à família há muito tempo”, destacou o prefeito Ari Lafin, contextualizando que, para muitas pessoas, fazer “por conta” todo o trâmite necessário à regularização é um tanto complicado, principalmente em situações que envolvem imóveis oriundos de conjuntos habitacionais viabilizados em programas sociais.

Não é simples mesmo. “Muita gente disse que eu não ia conseguir, e quero muito agradecer por estar com este documento em mãos, já que meu tempo é muito corrido e sem este trabalho feito por aqui, realmente seria muito difícil”, destacou, no modo “gratidão”, Carlos Cordon de Oliveira.

Pois é, o trabalho conjunto feito por equipes da Secretaria da Cidade (Semcid), Secretaria de Assistência Social (Semsas), via Departamento de Habitação, já garantiu a entrega de mais de 100 títulos nestes bairros e outros 100 podem ser também viabilizados, bastando que o proprietário demonstre interesse. “Basta procurar o Ganha Tempo Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h”, informa a servidora Mara Cruz.

Coordenador do Departamento de Habitação, Brendo Braga complementa que informações sobre este e outros processos ligados à regularização fundiária podem também ser obtidas no Ganha Tempo Central, no Paço Municipal (sede da Prefeitura), na Secretaria da Cidade (Semcid) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município.

“É um trabalho que exige muita integração, soma de esforços, resgate de documentos, mas que é imensamente gratificante”, reitera a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro.

O secretário de Governo, Hilton Polesello, lembrou que, no Residencial Nova Aliança tem sido igualmente intenso o processo de regularização fundiária. Já foram disponibilizados os contratos (com valor de escritura) para cerca de 160 famílias e, a intenção é de, durante este ano, gradativamente, por meio Regulariza Sorriso, garantir que as 245 famílias do residencial estejam com o documento.

O mesmo trabalho de regularização fundiária, que também já foi executado nos distritos de Caravágio e Primavera, deve igualmente ser feito em outros pontos de Sorriso, como nos bairros Benjamin Raiser, Santa Maria e São Francisco.

Tags

Imagens

Texto: Nádia Mastella

Fotos: Sarah Custódio