Geral

Prefeitura lança processo seletivo para contratação de médicos até 5 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá deve lançar até o dia 5 de fevereiro um processo seletivo para contratação de médicos, que atuarão na atenção primária e secundária da capital. A medida integra o plano de ação desenvolvido pelo secretário Guilherme Salomão.

Segundo Salomão, o objetivo é destinar 35 médicos para as Unidades Básicas de Saúde e 70 para as Policlínicas e Unidades de Pronto Atendimento da cidade, enquanto o concurso público é planejado. As provas devem ser realizadas no dia 29 de janeiro e a estimativa é que a prefeitura convoque os aprovados em até três meses, conforme prazos estipulados no edital.

“Assinei na segunda-feira (16) a autorização para a realização do processo seletivo. Nossa prioridade é suprir a falta de médicos nas unidades e restabelecer os serviços, após o caos instaurado pela equipe de intervenção do Governo. Ao todo, serão 105 vagas imediatas, podendo, se necessário, chamar o cadastro de reserva”, informou o secretário Salomão.

O plano de ação ainda prevê que as escalas médicas sejam completadas com o credenciamento de empresas prestadoras de serviços. Segundo o secretário, novas empresas médicas estão se credenciando num movimento que permite ao município aumentar o número de médicos nas unidades de saúde. Salomão ainda fez um balanço das primeiras semanas a frente da pasta, após o fim da intervenção do Governo do Estado.

“Ampliamos o número de leitos hospitalares, com a abertura de 38 leitos no antigo Pronto-Socorro como medida emergencial, podendo ampliar para 50 leitos de retaguarda. Também observamos a redução do número de espera nas unidades de saúde”, destacou.

Além do processo seletivo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o cronograma do concurso público que será realizado no próximo dia 29 e prevê a ocupação de 2.162 vagas imediatas e cadastro de reserva.

As vagas abrangem diferente especialidades, com níveis de ensino médio e superior. Entre as vagas disponibilizadas estão agentes de farmácia, saúde coletiva, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.