PODER EXECUTIVO

Prefeitura inicia obras de manutenção de calçadas em áreas urbanas no Município

É público e notório que os serviços de construção e manutenção de calçadas em áreas urbanas no Município é imprescindível e essencial para conservação das calçadas na área de funcionamento e segurança. "A livre circulação de pessoas é garantida por legislações federais, estaduais e municipais, e para que essa locomoção ocorra de forma segura, é necessário garantir o cumprimento não apenas das normas de trânsito, mas também daquelas relacionadas ao fluxo de pedestres". Esse conteúdo contempla as justificativas do processo licitatória que credencia empresas para os serviços.

Com a finalidade de planejar a recuperação de calçadas, o prefeito Ari Lafin juntamente com o vice-prefeito Gerson Bicego reuniu, na tarde de quinta-feira (20) os responsáveis pelas secretarias da Cidade, Obras e Serviços Públicos e Fazenda para alinhar os pontos da Área Verde central que serão recuperados, através das empresas credenciadas. Para isso, as secretarias de Cidades e de Obras e Serviços Públicos estão trabalhando em conjunto no projeto que vai definir o modelo das calçadas e os locais que precisam da recuperação.

O secretário-adjunto da Semfaz, Miraldo Gomes de Souza, disse que nesse primeiro momento está sendo montado o projeto descritivo dos locais, para depois partir para contratação das empresas. “Então, a recuperação das calçadas está em fase de elaboração do projeto básico dos locais a ser recuperados. Primeiramente será na Área Verde e no segundo momento será feito um outro credenciamento para demais áreas públicas”.

O Prefeito Ari recomendou que na execução dos passeios e calçadas de concreto, em áreas urbanas no Município, sejam observados a padronização do desenho e a acessibilidade. “Vamos iniciar o trabalho pela Área Verde e depois segue para os demais pontos. Temos quatro empresas credenciadas, fator que nos traz celeridade na execução dos serviços, pois poderá ser aberta várias frentes de trabalho, proporcionando assim execução eficiente dentro da janela período seco e com apoio da secretaria de Obras, podemos agilizar esse trabalho. Nesse contexto, estamos pensando na acessibilidade, segurança e harmonia entre outros itens também importantes quando se trata de obras de uso público”, pontua Ari.

 

 

 

 

Texto: Marlene Destri

Fotos: Ney Pinheiro