Geral

Prefeito repudia apresentação cultural com mensagem de liberdade individual

Prefeito de Nova Mutum (246 km ao Norte de Cuiabá), Leandro Félix (PSL), usou as redes sociais oficiais da cidade para repudiar a apresentação de um grupo de dança de Lucas do Rio Verde. O número de dança trazia a mensagem de ‘ser quem você quiser ser’ em defesa das liberdades individuais das pessoas, religiosa, de gênero e sexual. Félix afirmou que a fala ‘não representa os valores da cidade’.

 

A apresentação aconteceu no último sábado (23), durante a festa junina da cidade. Vídeo publicado pelo site Agitos Mutum mostra o momento em que Vitor Bernardo, membro do grupo Explosão Luverdense caminha no meio da performance falando sobre aceitação.

 

No discurso, ele diz que “queremos deixar claro que você pode sim, ser quem você quiser. Não é religião, não é educação, não é seu pai, sua mãe. É você que escolhe quem você quer ser”.

 

Em nota encaminhada à reportagem, o grupo afirma que não teve intenção de ‘desrespeitar a ética e moral de ninguém’. “O texto sobre liberdade de ser quem você quiser foi usado e falado em todas as nossas apresentações anteriores, e não tivemos nenhum problema”. Destacou o grupo.

 

A fala caiu como uma bomba nos políticos conservadores da cidade, que não demoraram em se manifestarem nas redes sociais. Um deles, que sequer estava na festa, foi o vereador Maciel Sousa, do Republicanos. Ele classificou a fala como ‘crime cultural’.

 

“Nós sempre vamos ser aquilo que nascemos pra ser e pronto. Meu repúdio a quem busca se promover com rótulo de cultura, expondo putari@, fazendo de um ambiente que deveria ser familiar, um palanque ideológico, um circo de horrores”, disse.

 

Prefeito pede desculpas

Em vídeo publicado na página oficial da prefeitura da cidade, o prefeito pede ‘desculpas’ para quem presenciou a fala do artista, considerada ‘inconsequente’. Segundo ele, tudo foi ‘fora do contexto’.

 

Reportagem do  entrou em contato com o prefeito, mas por meio da assessoria de imprensa, foi encaminhado o vídeo como ‘resposta’ aos questionamentos – que sequer foram feitos. Segundo Félix, a manifestação está fora dos princípios que eles defendem.

 

 

“A administração de Nova Mutum defende os valores da família, defende o homem e a mulher como a família, como célula mater. Os pais são autoridades sob os filhos, que devem respeitar e obedecer os pais”.

 

Leandro termina ainda afirmando que ‘enquanto for prefeito da cidade, o grupo nunca mais se apresentará em eventos públicos, ou em eventos voltados para esse tema’.

 

Caso será judicializado

O Explosão Luverdese afirmou ainda que encaminhou o vídeo do prefeito às autoridades. “Procuramos sim os nossos direitos e vamos resolver de forma legal e pela lei. O senhor prefeito não soube ser coerente desta vez, esperamos que aprenda a valorizar o trabalho e o município vizinho, que temos muito orgulho de representar”, finalizou.