PODER EXECUTIVO

Prefeito institui Comitê de Prevenção de Emergências

Objetivo é elaborar, planejar e executar ações que previnam os transtornos de emergência diversas

Na tarde desta quarta-feira, 25, o prefeito Ari Lafin reuniu secretários e coordenadores municipais, instituições e empresas  para criar o ‘Comitê Permanente de Prevenção de Emergência de Sorriso. O objetivo do comitê é elaborar, planejar e executar ações com foco na prevenção de qualquer emergência, em todas as circunstâncias.

Para compor o comitê foram convidados representantes das secretarias municipais de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Assistência Social(Semas), Saúde e Saneamento (Semsas), Transportes (Semtra), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (SEMASA), além da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) que estará à frente do Comitê. O vereador Zé da Pantanal também fará parte do comitê representando o Legislativo Municipal; bem como representantes do 10ª Cia de Bombeiros, Energisa e Águas de Sorriso.

O ‘Comitê de Prevenção de Emergências’, estará em sinal de alerta constante para resposta imediata à previsão de ocorrência de chuva forte, vendavais, alagamentos, queda de árvores ou de postes de energia, entre outras que possam surgir a qualquer momento.

O prefeito, Ari Lafin disse que a reunião de formação do comitê, serviu para sintonizar a equipe e alinhar ações que serão realizadas diante das eventualidades e para que as forças se unam diante do mapa de crise. "Nosso objetivo é formar um ‘timão’ para em caso de emergência todos estejam de prontidão e, dessa forma, diminuir o tempo resposta. Vamos fazer de tudo para que a população não sofra em momentos de crise, agindo rapidamente, inclusive reunindo a imprensa para levar informações imediatas e precisas” reforça Ari.

Conforme o vice-prefeito Gerson Bicego, ações rápidas, por parte da população, em caso eminente de temporais são muito importantes.  “Orientamos aos ocupantes de parque e praças públicas que procurem abrigo seguro o quanto antes. Ao verificar um possível vendaval não estacionar debaixo de árvores, nem se abrigar dentro do carro”.  

O supervisor de campo polo Energisa Sorriso, Lexei da Silva Calçada, aproveitou o momento para alertar a população quanto aos riscos de raios.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, a reunião é um marco para o planejamento e enfrentamento das emergências. “A intensão é trabalhar de forma preventiva com ações rápidas. Cada secretaria, cada empresa convidada tem a sua atribuição, dessa maneira a tomada de decisões será mais rápida para que população não sinta tanto o impacto, nos momentos de desastres climáticos” grifa Maura.

 

 

Tags

Imagens

Texto: Marlene Destri

Fotos: Ney Pinheiro