Geral

Prefeito e secretário reiteram pedido de reforço policial para Sorriso

O aumento do efeito da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil, bem como a permanência de grupamentos especializados para reforçar as ações de combate à criminalidade em Sorriso, nortearam uma reunião entre o prefeito do Município, Ari Lafin, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura (Semsep), o governador Mauro Mendes e a cúpula da segurança pública do Estado.

Durante o encontro que aconteceu nesta quarta-feira (9), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, os representantes de Sorriso protocolaram um ofício no qual detalham as ações desenvolvidas pela Administração a fim de reduzir o índice de criminalidade.

A exemplo da construção da nova delegacia de polícia, a cessão de servidores municipais para órgãos estaduais e os investimentos em projetos esportivos, sociais e culturais que juntos atendem mais de 4 mil crianças e adolescentes.

Também foram protocolados outros dois documentos contendo pedidos semelhantes, encaminhados pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorriso (CDL).

Foi uma reunião muito proveitosa. O governador assegurou que irá manter o reforço policial no Município e a destinação de mais câmeras por meio do projeto Vigia Mais MT”, afirmou José Carlos Moura.

Segundo o gestor, os novos equipamentos serão instalados em pontos considerados críticos, com monitoramento em tempo real via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

“A tecnologia se tornou o maior aliado no combate ao crime organizado. Cientes disso, priorizamos a instalação desses equipamentos com o objetivo de otimizar o policiamento ostensivo que atualmente conta com apoio da Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO), Força Tática, Rondas Táticas Ostensivas (Rotam), entre outros batalhões especializados”, assinala o secretário.

Já o prefeito Ari Lafin, apontou o crescimento populacional de Sorriso, 3ª maior economia do estado, como um fator preponderante na tomada de novas decisões.

“Sorriso cresce em torno 20% ao ano. No entanto, o efetivo das forças de segurança é o mesmo de duas décadas atrás, proporcionalmente falando”, exemplifica o gestor ao reiterar o pedido para que o Município seja contemplado com o reforço do efetivo policial.

“O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Segurança (coronel PM César Augusto Roveri) sinalizaram positivamente aos nossos pedidos. Espero que muito em breve possamos nos reunir novamente para analisar os resultados desse esforço conjunto”, concluiu Lafin.