Geral

Prédio da antiga delegacia de Sorriso será demolido

De acordo com um parecer técnico emitido pela Secretaria da Cidade (Semcid), a estrutura localizada na Rua Turmalinas, 2336, que até maio do ano passado abrigava a Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC) de Sorriso, não apresenta condições adequadas para reformas, adaptações ou revitalização.

O parecer, formalizado através do ofício Semcid 225/2024 datado desta segunda-feira (05/02), aponta uma série de problemas estruturais que condenam o edifício. Entre esses problemas estão o telhado, que necessitaria de uma reformulação total, assim como as instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, a alvenaria apresenta rachaduras e trincas que comprometem a integridade do prédio. A arquitetura da edificação, voltada às necessidades do sistema prisional, com corredores e divisões específicas, também foi considerada inadequada para qualquer outro fim.

Embora tenha sido considerada a possibilidade de reformar o local para transformá-lo em um polo cultural, essa ideia foi descartada devido à avaliação das condições estruturais. O prefeito Ari Lafin ressaltou a importância de planejar a construção de uma nova estrutura no local, com a finalidade de abrigar oficinas culturais dentro de um horizonte de até 10 anos, no âmbito do programa Sorriso + 10. Ele destacou a importância de promover uma cultura de paz e combate à violência por meio de ações educativas, culturais, esportivas e de cuidado com as pessoas.

Atualmente, a Delegacia de Polícia Judiciária Civil está em um novo local, que oferece condições de trabalho adequadas aos servidores e um atendimento digno às pessoas que necessitam de assistência em momentos difíceis. O prefeito enfatizou a intenção de "virar a chave" do antigo local, demonstrando que a redução da violência está ligada a ações educativas e edificantes, principalmente voltadas para as crianças.

 

A próxima etapa será o planejamento da demolição da estrutura e a destinação correta dos resíduos da edificação, tarefa que será realizada pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.