PODER EXECUTIVO

Polo cultural de Boa Esperança encerra o ano com dois curta metragem

O teatro é muito mais abrangente que, somente, decorar o texto e subir no palco e atuar. Esta foi a proposta do monitor de teatro, João Victor Eloir Walchak, aos aprendizes das oficinas culturais do Polo do distrito de Boa Esperança, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura Turismo e Juventude (Semcultj).

Com a missão de exercitar a criatividade e mostrar aos alunos que poderiam fazer muito mais, o monitor dividiu os alunos em dois grupos e sugeriu que eles criassem um roteiro de curta metragem. “A ideia é que eles tivessem uma primeira experiência com o audiovisual, em um projeto criado por eles desde o início”.

Com apoio, sugestões e suporte, do monitor, os grupos seguiram linhas distintas de enredo. Depois de um mês de elaboração das ideias e roteiros, os grupos passaram para parte dos ensaios e a preparação do elenco, fase que exigiu mais um mês, para que os atores se familiarizassem com os personagens.

As gravações começaram em outubro e aconteciam durante as aulas de teatro, duas horas por semana, apesar do espaço apertado, deu certo, destaca João Victor, acrescentando: “Conseguimos terminar de gravar ambos os projetos antes do final de novembro, dois curtas de sucesso, ‘Em Busca do Mistério’, que conta a estória de 5 amigos, em busca de um colega que foi sequestrado e ‘A Máquina dos Sentimentos’ que trata dos sentimentos mais íntimos de cada ser humano. Nem imaginamos o que se passa na vida de cada um, até chegar ao distrito uma máquina de sentimentos. Com os materiais já gravados, separei tudo e iniciei a edição, para que pudesse ser exibido, no encerramento semestral das oficinas do Polo de Boa Esperança”, comemora o Monitor.

Cada projeto teve um dos alunos a frente do roteiro e auxiliando na direção também. No projeto “A Máquina dos Sentimentos” a aluna Ana Julia Bastitoni Della Vechia. No projeto “Em Busca do Mistério” a participação foi do aluno Yan Armendaris e a direção de João Victor Eloir Walchak.

Elenco: Em Busca do Mistério

Ana Maria Ritter

Duan Zanella

Indaya Maria Silva de Paula Canzian

Isabella Calixto Marchioro

Yan Armendaris

Gustavo William de Oliveira

A Máquina dos Sentimentos

Ana Julia Bastitoni Della Vechia

Caio Lemuel Sousa Verissimo

Flora Maria Rocha Lima

Gustavo William de Oliveira

Maria Clara Oliveira Gaigher

Maria Luiza Batista de Souza

Os projetos estão disponíveis no YouTube, confira:

Em Busca do Mistério: https://youtu.be/MxUjDYGfksg?si=kIpXSlqpHukqUgQt.

A Máquina do Tempo: https://youtu.be/Y72bQt482Dg?si=vA7TR8kGuOBi0Vi2

 

 

Tags

Imagens

Texto: Marlene Destri

Fotos: Divulgação Polo Cultural