Polícia

Polícia faz operação, cumpre 40 mandados e mira núcleo financeiro de organização criminosa de tráfico em MT

A Polícia Civil cumpriu, nove mandados de prisões preventivas, 20 de buscas e apreensões domiciliares e 11 de bloqueio de ativos de uma organização criminosa investigada por tráfico e associação para o tráfico de drogas, como alvo o núcleo financeiro que atua em Rondonópolis e ramificou o dinheiro em dezenas de contas bancárias para dificultar a localização. As ordens são cumpridas em Rondonópolis e Várzea Grande. A operação conta com apoio da Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia de Repressão a Entorpecente. 

Inquérito policial conduzido pela DERF de Rondonópolis, que resultou em ação penal em tramitação na 5ª Vara Criminal, apurou que em abril do ano passado, um suspeito foi preso em flagrante com cocaína e R$ 6,5 mil em espécie, além de objetos destinados ao embalo e separação de drogas. 

A Derf apurou que ele era o responsável pelo controle do tráfico de drogas em, aproximadamente, sete bairros de Rondonópolis, fazia a distribuição de drogas e recolhimento do lucro. As informações foram corroboradas com as prisões de outros traficantes, em fevereiro do ano passado. 

Nas investigações, com o deferimento do afastamento de sigilo de dados e outras provas reunidas pela Polícia Civil, surgiram indícios de envolvimento do alvo e de outras pessoas no tráfico de drogas e associação, comprovados inclusive por relatórios de movimentação financeira. Foi instaurado pela delegacia inquérito complementar para apuração dos fatos novos e com compartilhamento de provas autorizado pela 5ª Vara Criminal, a equipe da unidade especializada apurou dados, a partir da extração de conversas de celulares, que chegaram a outros integrantes da organização criminosa. 

A polícia chegou à identificação de outro suspeito, responsável pelo fornecimento de drogas para ele, que tem revendedores e auxiliares, todos alvos da operação.  Um dos alvos da operação e identificado como o principal fornecedor de drogas ao grupo criminoso foi preso em 2019 na Operação Redtus, também da DERF Rondonópolis, quando foram presos 70 integrantes da organização criminosa envolvidos no tráfico. O indiciado da Operação Redtus estava foragido assumiu uma nova identidade com documentos falsos, inclusive, abriu empresas para movimentar dinheiro do tráfico. 

“O objetivo da operação é a desestabilização da associação criminosa e a identificação de informações sobre possíveis crimes de lavagem de dinheiro e crimes tributários praticados pelos investigados. Também tem como objetivo atacar o fluxo financeiro da organização criminosa, visando o bloqueio de contas bancárias e sequestro de valores usados no tráfico”, explicou o delegado titular da Derf, Santiago Rozendo Sanches. 

As informações são da assessoria da Polícia Civil.  

Redação Só Notícias (foto: assessoria)