Polícia

Polícia deflagra operação para prender 10 por roubo e receptação de cargas de soja em Mato Grosso

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Organizado, deflagrou, esta manhã, a operação Captivare para cumprir 10 mandados de prisões e nove de buscas em Várzea Grande e Aripuanã, com objetivo de investigar uma organização criminosa envolvida em roubo e receptação de cargas, dentre outros delitos.  

A investigação identificou cinco roubos majorados de carretas com cargas de soja, praticados pelo mesmo grupo, no primeiro semestre de 2022. Os criminosos aproveitavam momento em que o motorista de caminhão trafegava em baixa velocidade, muitas vezes devido a quebra-molas ou radares eletrônicos, e subiam sem que a vítima percebesse e em determinado local, rompiam a “mão de amigo” da carreta forçando, assim, que parassem. Em seguida, armados, os criminosos mantinham o motorista em cativeiro enquanto outra parte do grupo levava o caminhão e a carga para receptadores. 

Além de caminhões, carretas e cargas, o bando roubava outros pertences dos motoristas e, em alguns casos, realizaram transferências bancárias via PIX utilizando o celular da própria vítima.  
Além dos roubos, a investigação apura os crimes de organização criminosa, posse/porte de arma de fogo e receptação. 

A investigação apura os crimes de organização criminosa, posse/porte de arma de fogo e receptação.

Para o cumprimento das ordens judiciais são empregados 42 policiais civis entre delegados, investigadores e escrivães da GCCO e das delegacias da Diretoria de Atividades Especiais: DRE, Defaz, Deccor, Dema e DRCI, além da Delegacia Regional de Juína. 

 

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)