Polícia

Polícia Civil apreende aeronave usada para desmate químico em região do Pantanal mato-grossense

A Delegacia Especializada de Meio Ambiente apreendeu, uma aeronave agrícola utilizada para pulverizar defensivo de uso proibido, em um hangar de uma empresa em Alto Araguaia (422 km de Cuiabá), no Sul do EEstado. A Polícia Civil informou que a apreensão é em continuidade às ações da operação Cordilheira, deflagrada em março, para apuração de ilícitos ambientais ocorridos em fazendas na região do Pantanal mato-grossense. 

As investigações da operação começaram, ano passado, quando a delegacia recebeu denúncia sobre desmatamento provocado pelo uso irregular de agrotóxico, conhecido como “desmate químico”, em fazendas situadas no Pantanal mato-grossense. 

Após análise temporal de imagens de satélites e aéreas, a investigação apurou que a área afetada corresponde a 95 mil hectares de vegetação nativa morta ou seca, distribuídas em 11 polígonos distintos. Segundo a Polícia Civil, os fatos apurados deram origem à operação, desencadeada em 20 de março deste ano, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em propriedades rurais, empresas e residências. Na ocasião, foram apreendidos galões de diversos agrotóxicos e documentos que possibilitaram que as investigações localizassem a aeronave utilizada para a pulverização dos produtos. 

A área desmatada e o dano ambiental causado nos recursos hídricos na região estão em fase pericial e, estima-se, que poderá ultrapassar a casa de um bilhão de reais. A Polícia Civil informou que continua as investigações.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)