Polícia

Polícia agora vai atrás de produtores rurais beneficiados por esquema

A Polícia Civil quer descobrir quem são os produtores rurais beneficiados com um esquema de sonegação fiscal consolidado com o “furo” de posto da Secretaria de Estado de Fazenda em Barra do Garças.

O esquema gerou um prejuízo de mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos no ano passado. A organização criminosa foi desmantelada na Operação Mustela Putorius, deflagrada nesta terça-feira (27). Ao todo foram cumpridos 31 ordens judiciais. 

Conforme o delegado Walter de Melo, titular da Delegacia Fazendária (Defaz), provas colhidas durante a ação de ontem vão auxiliar na idenficiação desses produtores. 

Os policiais apreenderam documentos, celulares e computadores. “A gente tem que investigar, agora, nesse segundo momento, quem são os proprietários da soja que foram escoadas sem o recolhimento do imposto porque eles também são responsáveis”, afirmou.

“Eles são os verdadeiros beneficiados pela sonegação fiscal dos grãos em geral. A gente já tem a placa de grande parte desses caminhões que furaram a fila. Eles foram, inclusive, filmados. Já identificamos bastante coisa para ir atrás desse pessoal”, acrescentou.

O esquema

Conforme Melo, o grupo criminoso era formado por servidores terceirados dos postos fiscais e comerciantes da região. “Eles monitoravam o andamento dos trabalhos no posto fiscal e orientavam os condutores dos caminhões sobre o momento ideal para o furo. Por exemplo, quando o posto num determinado momento não estava tendo uma fiscalização”, explicou.  

“Ou também quando havia algum caminhão sendo fiscalizado e aquela equipe estava ali empenhada em ver os documentos fiscais desse caminhão específico”, afirmou. Saiba mais aqui.