Geral

PF instaura inquérito para investigar apagão do dia 15 em Sorriso e mais 43 cidades de MT

Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar o que causou o apagão que deixou parte do Brasil sem energia elétrica na última terça-feira (15). Mato Grosso foi um dos estados atingidos e 44 cidades ficaram sem energia elétrica, totalizando ao menos 343 mil pessoas.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o inquérito foi instaurado na terça-feira (22). A investigação, que está sob sigilo, apura possíveis crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviços de utilidade pública.

A instabilidade energia começou ainda pela madrugada. Com a demora e até a instabilidade do sistema, a Energisa informou que o problema não era local e sim na transmissão e que, por isso, a energia do Estado foi desligada automaticamente por determinação do operador nacional.

“Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera”, disse a concessionária de MT na terça.  

O apagão em MT atingiu as cidades de: Juara, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Paranatinga, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Sinop, Rondonópolis, Araputanga, Confresa, Vila Rica, Campo Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Lucas do Rio Verde, Poconé, Diamantino, Nortelândia, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Nova Brasilândia, Primavera do Leste, União do Sul, Nova Ubiratã, Marcelândia, Jauru, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Reserva do Cabaçal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista, Santiago do Norte, Porto Alegre do Norte, Figueirópolis, Mirassol D’Oeste, Cachoeirinha, Indiavaí e Santo Antônio de Leverger e Rondolândia.

GAZETA DIGITAL