Polícia

PF faz duas operações contra lavagem de dinheiro oriundo do tráfico em MT e mais dois estados; bloqueio de R$ 80 milhões

Polícia Federal deflagrou, simultaneamente as operações Handmade e Descobridor, que têm como objetivo reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de capitais oriundos do tráfico internacional de drogas. Conforme Só Notícias apurou, são 11 mandados de buscas e apreensões em São Paulo, 2 no Mato Grosso do Sul e um em Mato Grosso (Cuiabá).

As investigações decorrem da chamada Operação Enterprise, deflagrada em novembro de 2020. Conforme a Polícia Federal, para ocultar a origem ilícita dos recursos advindos do tráfico de drogas, os líderes da organização criminosa, por meio de uma complexa cadeia de atos ilícitos, importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de loja do varejo têxtil, utilizando o chamado “branqueamento” do recurso ilícito.  

Após a venda dessas mercadorias, o dinheiro “sujo” retornava para a organização criminosa já “lavado”, dificultando a identificação da origem criminosa dos valores. Na ação de hoje, carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse da investigação foram arrecadados pela PF.  

Os investigados nas operações deflagradas hoje responderão na Justiça Federal, confirmados os fatos, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais, cujas penas, somadas, podem ultrapassar dez anos de reclusão. 

Redação Só Notícias (foto: assessoria)