Polícia

PF deflagra 23ª fase da operação Lesa Pátria com mandados em Mato Grosso

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro do ano passado, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Foram expedidos, pelo Supremo Tribunal Federal, 47 mandados judiciais (46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva), nos estados do Mato Grosso 10, Goiás 2, Minas Gerais 2, Maranhão 4, Paraná 1, Rondônia 1, São Paulo 1, Tocantins 3, Santa Catarina 2, Rio Grande do Sul 13, Bahia 2, e Distrito Federal 5. Os municípios ainda não foram informados. 

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

 

Redação Só Notícias (foto: Só Notícias/Lucas Torres)