Polícia

Perícia aponta que incêndio consumiu vários defensivos agrícolas armazenados em galpão

Uma análise preliminar da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) apontou que o incêndio de grandes proporções que atingiu uma empresa de armazenamento e transporte de suprimentos agrícolas, consumiu diversos defensivos agrícolas. O estabelecimento comercial fica situado às margens da BR-163, sentido Lucas do Rio Verde.

De acordo com a perita Aline Vieira, os defensivos queimados tinham faixas amarela e azul, que são considerados produtos moderadamente tóxicos e os pouco tóxicos.

“A gente identificou no armazém onde ocorreu o incêndio que é dividido em foi galpões numa área externa onde é feito o carregamento e descarregamento de materiais. Um dos galpões não foi atingido e nele tinha estoque de bags de sementes. O galpão totalmente consumido pelas chamas tinha galões queimados de defensivos agrícolas, dentre eles fungicidas, herbicidas, fertilizantes”.

O local interditado e a empresa notificada. “Eles têm que tomar procedimentos com relação à contenção do escoamento da água contendo esses resíduos de defensivos porque há nascentes e o rio Teles Pires ali atrás.

O laudo deve ficar pronto em até 30 dias, segundo a Politec. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e o Núcleo Integrado de Fiscalização de Sorriso também estiveram nas dependências da empresa.

À imprensa, a empresa informou que o incêndio consumiu um volume baixo de defensivos agrícolas. Veja, abaixo, a nota enviada na íntegra.

Nota da empresa

Sorriso/MT, 11 de outubro de 2022

Sobre o incêndio que atingiu uma de nossas operações na cidade de Sorriso/MT no último final de semana, informamos que, por uma questão de segurança, tivemos acesso ao local do incêndio ontem, após liberação das autoridades, a fim de iniciar o balanço dos estoques afetados.

Em conformidade com nota anteriormente divulgada, não houve nenhum dano ao armazém principal, de defensivos agrícolas, que mantém uma distância maior de 50 metros do armazém atingido, de sementes. Além de sementes e produtos não classificados, auferimos que foi atingido um volume baixo de defensivos que estavam temporariamente em uma área de embarque e desembarque, próximos da área atingida, em uma zona de transição e crossdocking.

 

Permanecem no local as equipes de HSE (Health, Safety and Environment) e alguns brigadistas, que seguem efetuando os trabalhos ainda necessários de rescaldo e limpeza da área afetada. Este trabalho deve durar alguns dias ainda.

Já as operações do armazém principal, que está intacto, estão normalizadas. Novamente agradecemos o trabalho e a dedicação das autoridades competentes e as manifestações de solidariedade de toda a comunidade Sorrisiensse e do Agronegócio.

Novas informações serão atualizadas por meio da investigação detalhada das causas, que está em andamento.