Geral

Palestra abordará práticas de manejo para piscicultores de Sorriso

“O peixe não morre pela boca, morre pela má qualidade de água”. É com esse tema sugestivo que técnicos do programa Mais Peixe, gerido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), irão apresentar estratégicas de manejo para fomentar a produção de pescado em Sorriso.

Voltado para piscicultores, estudantes e demais interessados pelo assunto, o evento acontece nesta sexta-feira (11), às 15h30 nas dependências da Escola Municipal Profª Matilde Zanata Gomes, no Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

Segundo a coordenadora do programa Mais Peixe, Martinha de Souza Leal, o nivelamento abordará práticas a fim de viabilizar o correto manejo de pescado, além de auxiliar na identificação de doenças e tratamentos recomendáveis. 

“NOSSO INTUITO É QUE ELES [PISCICULTORES] ABSORVAM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E, MEDIANTE ISSO, TENHAM MAIS AUTONOMIA PARA EXERCER A ATIVIDADE DE FORMA LUCRATIVA”, AFIRMA MARTINHA AO RESSALTAR QUE O MUNICÍPIO POSSUI CONDIÇÕES PROPÍCIAS PARA A ATIVIDADE.

“As características do solo e do clima são perfeitas. Quando conciliamos esses fatores a novas tecnologias e ao acompanhamento técnico especializado, a tendência é potencializar ainda mais a produção de pescado. E é exatamente nesse sentido que o programa Mais Peixe vem desenvolvendo suas atividades em Sorriso”, avalia.

Além de orientações teóricas, a programação também prevê a visitação técnica em uma propriedade rural da comunidade. Lá, os participantes poderão verificar in loco os resultados obtidos pela correta alimentação, controle de pH da água, nível de amônia no tanque, densidade de estocagem de peixe, entre outras recomendações igualmente importantes para manter a saúde dos peixes.

“A PISCICULTURA É UMA ALTERNATIVA MUITO RENTÁVEL, PRINCIPALMENTE PARA O AGRICULTOR FAMILIAR POR DEMANDAR PEQUENAS ÁREAS DE TERRAS. E NÓS, ENQUANTO GESTÃO PÚBLICA, TEMOS INCENTIVADO A ATIVIDADE COM A DESTINAÇÃO DE MAQUINÁRIO PARA ABERTURA DE TANQUES E ACOMPANHAMENTO COM EQUIPE TÉCNICA ESPECIALIZADA”, PONTUA O GESTOR DA PASTA, MARLON ZANELLA, AO AVALIAR POSITIVAMENTE OS DEMAIS PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELA SEMASA.

“Atualmente mais de 380 famílias são acompanhadas por nossos técnicos em diferentes programas desenvolvidos pela secretaria. Para ter noção da dimensão desse trabalho, somente em 2022, esses profissionais percorreram mais de 10 mil quilômetros para levar assistência técnica e auxiliar nas mais variadas atividades rurais. Um trabalho árduo, que requer dedicação exclusiva e que tem trazido resultados positivos não só para o setor produtivo, mas para toda a economia do Município”, conclui Zanella.

DA ASSESSORIA