PODER EXECUTIVO

Pais, responsáveis e jovens do Programa Aprendiz Sorriso Legal são presenteados com sessão de cinema

Cerca de 120 jovens, de 15 a 17 anos, que fazem parte do Programa Aprendiz Sorriso Legal, mais os pais e responsáveis, foram surpreendidos esta semana, com um dia de lazer muito especial. A programação incluiu um dia com sessões de cinema, com direito a pipoca e refrigerante. A ação coletiva aconteceu em dois momentos, o primeiro, nas salas de cinema do shopping para as turmas do programa e o segundo para os convidados (pais), no Centro de Eventos. Um dia de muito entretenimento e diferente para muitos deles, que ainda não tinham ido ao cinema.

A obra cinematográfica escolhida para essa atividade, foi ‘Lutando contra o destino’, baseado em fatos reais, pais e filhos assistiram o mesmo filme, que traz temas bem pertinentes da realidade atual, como: a quebra do ciclo geracional da violência, a busca pelo projeto de futuro, a importância dos estudos na profissionalização, a luta contra a violência e o abuso sexual, a gravidez adolescente e os prejuízos para a vida de quem se envolve com gangues e o tráfico de drogas.

“Um momento de lazer que proporciona emoções e reflexões para essas famílias. Temos observado o quanto o programa tem oportunizado muitos jovens que buscam a inserção no mercado de trabalho através da qualificação. Sobretudo, a primeira experiência profissional de forma legalizada e direcionada por nossas equipes, dá mais segurança e suporte para esses futuros profissionais”, ressaltou, Jucélia Ferro, secretária de Assistência Social e primeira-dama do município.

Segundo a coordenadora de Ações Estratégicas do AEPETI, Milana Higino, a proposta desta ação, é levá-los a uma reflexão sobre a vida, escolhas e sonhos para o futuro de cada um, diferente do que os pais tiveram.

“Os jovens estão iniciando uma nova fase do programa e precisam, cada dia mais, caminhar juntos com os pais. Essa experiência, de assistir o mesmo filme é uma maneira de terem assuntos em comum para partilhar, além de despertar o desejo de ser melhores e experimentar uma nova opção de lazer e acesso à cultura, através do cinema, tão comum para muitos jovens, porém inacessível para alguns jovens do nosso programa,” destacou.

 O Programa Aprendiz Sorriso Legal teve início em abril e encerra em novembro. Desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e coordenado pela equipe do Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).

Imagens

Texto: Janaína Oliveira

Fotos: Semas