Polícia

Operação apura fraude de R$ 27 milhões entre empresários, servidores e distribuidoras de medicamentos

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a Operação Sem Receita, que tem como alvo a concessão de incentivos fiscais fraudulentos no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado de Mato Grosso (Prodeic). São cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em Cuiabá.

De acordo com o Gaeco, as fraudes na concessão dos incentivos ocorreram no ano de 2014 pela então Secretaria de Indústria e Comércio (Sicme), mas as vantagens financeiras foram obtidas nos anos seguintes.

Em 2014 estava à frente da Sicme o empresário Alan Zanatta. Segundo o Gaeco, o esquema causou prejuízo de R$ 27 milhões aos cofres públicos e envolveu 12 empresas de distribuição de medicamentos que teriam participado do esquema, além de permissionárias de serviços lotéricos.

O Gaeco apura a prática de crime de corrupção passiva e ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro, supostamente praticados por agentes públicos e empresários para a concessão irregular dos incentivos fiscais, ou seja, em descontos no pagamento de impostos.

Texto: Com informações da Assessoria