Geral

O mercado do boi ainda registra queda no preço da arroba em MT

O mercado do boi ainda registra queda no preço da arroba em Mato Grosso. Segundo o pesquisador da "FGV Agro", Felippe Serigati, um dos fatores é a consequência do aumento das ofertas do animal para o abate.

Para o pesquisador, pelo lado da oferta do produto, houve o crescimento no abate das fêmeas, o que apresenta um cenário menos confortável comparado aos últimos dois anos.

“Quando a gente olha pelo lado da oferta, é justamente um volume maior de abates. Houve um crescimento de 3,5% do número de animais encaminhados para o abate. E desse número, tem uma quantidade maior de vacas encaminhadas, ou seja, a remuneração da cria está numa situação bem menos confortável que esteve nos últimos dois anos”, disse.

Ainda segundo Serigati, outro fator que pode ocasionar a queda da arroba, está ligada com a demanda, pois, a carne bovina tem tido um volume menor de exportação da China, que é um dos principais compradores desse produto. Isso pode ser explicado pelos expressivos embarques realizados, questões sazonais ou pela política de prevenção à Covid que o país adotou.

O produtor rural Jorge Schinoca, lembra que no mesmo período do ano passado, Mato Grosso apresentou um cenário semelhante ao de agora, mas que é preciso ter esperança e continuar trabalhando.

"É frustrante para nós. Estamos atravessando uma fase difícil, mas todo ano o agro está assim. O ano passado nós também tivemos, nessa mesma época, esse cenário, que o preço saiu de 320 e foi para 260. Mas isso acontece, temos que ir adiante”, afirmou.

Para o pecuarista José Carlos Soares, o momento requer calma, estratégias e estudos para resolver o problema.

“Tem que estudar, fazer conta e provavelmente diminuir o número de animais pro ano que vem”, disse.