Saúde

Número de mortes por dengue em MT já é o dobro de 2023

Mato Grosso já registra 10 mortes causadas pela dengue em 2024, segundo último informe epidemiológico divulgado nas últimas horas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O número de óbitos dobrou em relação ao que foi divulgado no início de março.

Segundo os dados, o número de casos confirmados de dengue em Mato Grosso também dobrou, passando de 6,8 mil para 12,9 mil em um mês. Confira abaixo, proporcionalmente, as cidades de Mato Grosso mais afetadas pela doença:

  • Alto Garças – 1 morte
  • Campo Verde – 2 mortes
  • Confresa – 1 morte
  • Cuiabá – 2 mortes
  • Primavera do Leste – 1 morte
  • Tangará da Serra – 3 mortes

O município de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, é a cidade com maior número de óbitos registrados (3). Apesar da crescente, Mato Grosso está fora da lista dos estados que receberão doses da vacina contra a dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há doses o suficiente para todos os estados, por isso, foram definidos critérios de priorização para a escolha dos municípios.

Zika e Chikungunya

O número de casos confirmados de Zika em Mato Grosso também aumentaram. Em relação a Zika, o estado registrava 48 casos no início de março, agora o número subiu para 79 casos confirmados.

Já os casos confirmados de Chikungunya dobraram e, no início de Abril, o estado registra 4.108 casos, enquanto o número de casos no início de março era de 2.094.

Cenário nacional

O Brasil passou de mil óbitos por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou 1.020 mortes nas primeiras treze semanas deste ano.

Este é o terceiro maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o segundo ano com maior número foi 2022 com 1.053.