Agronegócios

'Não importa de quem seja a competência do marco temporal, mas sim que o direito à propriedade seja respeitado', diz Aprosoja-MT

Em algumas décadas, o Brasil passou de importador de alimentos para o celeiro do mundo, ressaltou o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore durante a Abertura Nacional do Plantio de Soja nesta sexta-feira (29), em Jaciara, sul do estado.

“Para isso, famílias como a Giacomelli e tantas outras deixaram suas terras e foram desbravar outras áreas para fazer agricultura de qualidade”, disse, em referência ao grupo proprietário da Fazenda Aymoré, que sedia o evento.

Segundo ele, para que a história de sucesso da agropecuária brasileira continue, o produtor rural precisa de segurança jurídica. “Para quem produz, não importa se questões como o marco temporal sejam de competência do Poder Jurídico, Executivo ou Legislativo, mas sim que o seu direito à propriedade seja respeitado”.

Já o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, ressaltou que em estados com áreas de expansão agrícola, a capacidade de armazenagem continua sendo o grande desafio. “Isso acontece em Mato Grosso, o maior estado produtor de grãos do Brasil, assim como em Rondônia e outros estados do Matopiba. É um desafio que precisamos vencer”.