PODER EXECUTIVO

Na busca pela regulação de pacientes, UPA de Sorriso recebe a visita de deputado estadual

O prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde e Saneamento do Município, Luis Fábio Marchioro, receberam o deputado estadual Diego Guimarães para uma visita à UPA Sara Akemi Ichicava, a visita foi no início desta sexta-feira, dia 11 de agosto.

Guimarães visitou o espaço e conferiu de perto o trabalho realizado na unidade. Ari aproveitou a visita do deputado para solicitar apoio na regulação de pacientes. Hoje, 20 pacientes estão internados na UPA aguardando regulação para atendimento ou de média ou de alta complexidade em hospitais de referência do Estado.

Esse é o caso da Laura Barreto que acompanha a mãe de 73 anos que aguarda regulação para o Estado. A mãe de Laura tem problemas respiratórios e precisa de cuidados complexos. “A equipe aqui se vira nos 30; todo mundo trata bem, médicos enfermeiros, mas minha mãe precisa de aparelhos que em uma UPA não tem”, frisa.

Clévis Paixão também está há quatro dias aguardando regulação. Autônomo, ele está preocupado com a situação financeira e a espera. “Era pra ser uma pequena cirurgia, mas estou aqui há quatro dias; se eu não trabalho, não ganho, não como; preciso operar”, relata. “O atendimento da UPA é excelente, porém, preciso ser transferido”, completa.

O deputado Diego Guimarães ressalta que tem visitado o Estado todo e se deparado com situações como essa em todos os pontos. “Tenho ouvido reclamações em todo o Estado; é preciso dar vazão e agilidade para tratamentos de média e alta complexidade; vejo que em Sorriso a UPA está trabalhando no máximo de sua capacidade”, diz.

O que confirma o diretor clínico da unidade, o médico Rafael Ceranto Alvorado. “Temos atendimento, temos medicamentos caros, muitos disponíveis somente em hospitais particulares, mas estamos sobrecarregados; há casos que necessitam de transferência rápida”, explica.

O secretário Luis Fábio Marchioro, adianta que já esteve em reunião com o gestor da pasta da saúde no Estado, Gilberto Figueiredo. “O secretário entende a nossa demanda, nos explicou que o Estado todo enfrenta essa necessidade e estamos buscando formas de atender as pessoas com qualidade”, diz.

 “Agradecemos muito a vinda do Diego e o apoio dele nessa situação”, destaca. “Não temos capacidade técnica para a internação de pacientes; muito embora, estamos acolhendo pacientes tanto de Sorriso como de toda a região Norte do Mato Grosso”, detalha Luis Fábio.

“Para dar conta de todo o volume, nós intensificamos a equipe da UPA; também reforçamos a disponibilidade de equipamentos e de medicamentos; mas ainda assim, temos muitos pacientes que precisam ser transferidos para serviços hospitalares com maior capacidade e suporte técnico”, explica o prefeito Ari Lafin.

Segundo o gestor, há na UPA pacientes classificados como vaga zero, que teriam que ser transferidos imediatamente. Porém, de acordo com a regulação do Estado, os hospitais de referência também estão com os leitos lotados. “Enquanto a vaga não surge, cada paciente é cuidado com dedicação e carinho pela equipe da UPA, mas precisamos pedir o apoio do Estado”, reforça.

Ari acrescenta ainda que o Município está reformando e ampliando completamente a UPA Sara AKemi Ichicava. “Com a estrutura maior, iremos ampliar o número de leitos disponíveis; porém nossa preocupação no momento é com aqueles pacientes que estão em caso de maior gravidade e que precisavam ser transferidos, por isso vamos atrás de alternativas viáveis para todos e que atendem as necessidades dos nossos pacientes”, frisa.

O deputado aproveitou para conferir a obra em andamento, que segundo o diretor administrativo da UPA, Wesley Romão, deverá duplicar a estrutura e possibilitar também a ampliação do atendimento ofertado.

Contudo, até que tudo fique pronto, para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de sua casa para agilizar o seu próprio atendimento. O Município conta com 100% de cobertura de PSFs, lembra o prefeito.

Contudo, reforça o gestor, sempre que o atendimento envolver situações de emergência/urgência, o recomendado é correr para a UPA. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.

Tags

Imagens

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Româlo Bessa